24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
29/03/2020

Congresso avalia Bolsonaro como 'incontrolável' e 'incorrigível'

Foto: Reprodução

Presidente foi alertado de que, se tentar flexibilizar isolamento na canetada, sofrerá revés na Justiça; mesmo assim falou em decreto para todas as áreas voltarem ao trabalho

O presidente Jair Bolsonaro foi alertado de que, se tentar flexibilizar as regras de isolamento social por conta do novo coronavírus na “canetada”, enfrentará uma difícil batalha na Justiça. O recado foi dado ao mandatário do Palácio do Planalto em reunião no sábado (28) da qual participaram o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Apuração foi feita pelo jornal O Globo.

 

A avaliação levada ao presidente é a de que o momento exige uma ação coordenada entre o governo federal, Estados e municípios para controlar o avanço da pandemia no país e, ao mesmo tempo, evitar um colapso nos serviços e atividade essenciais.

 

Apesar dos alertas, neste domingo (29), Bolsonaro decidiu sair do Palácio da Alvorada para o que chamou de tour "aleatório" pelo Distrito Federal . O presidente parou em vários pontos para cumprimentar apoiadores. Tudo isso aconteceu menos de 24 horas após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defender o distanciamento social neste momento para evitar um colapso do sistema de saúde.

 

Veja também

 

Campanha do Planalto contra isolamento eleva tensão política

 

Justiça Federal suspende decreto de Bolsonaro que incluiu igrejas e casas lotéricas como 'serviços essenciais' durante a quarentena

 

No Congresso e no Judiciário, a avaliação é a de que Bolsonaro é “incontrolável” e “incorrigível”. Por isso, a ordem é a de manter ações coordenadas com os Estados e municípios, tendo com base dados da ciência e da medicina.

 

Ao retornar ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou a jornalistas estar com vontade de ampliar o número de atividades que não podem parar durante a crise epidemiológica . "Eu estou com vontade, tenho como fazer, estou com vontade: baixar um decreto amanhã. Toda e qualquer profissão, legalmente, existente ou aquela que é voltada para a informalidade, se for necessária para o sustento dos seus filhos, levar o leite dos seus filhos, arroz e feijão para sua casa, vai poder trabalhar", disse.

 

Procurado pelo GLOBO, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que continuará a seguir as recomendações do ministro da Saúde. "Prefiro seguir as recomendações do Mandetta, que é o ministro da Saúde. Aliás, nem sei [qual é] a formação do presidente", disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Ibaneis foi um dos primeiros governadores do país a impor medidas restritivas à população, como o fechamento de escolas e do comércio. O governador do DF disse, ainda, ter ficado “feliz” em ver o presidente “bem de saúde”. "Afinal, vamos precisar muito dele para cuidar das pessoas e dos empregos. Até acho legal esse jeito espontâneo dele, mas em, questões de saúde, prefiro os especialistas."

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.