27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
08/11/2020

Conheça 10 benefícios da beterraba para sua saúde. VEJA

Foto: Reprodução

Confira as propriedades medicinais desses superalimento que previne o câncer, doenças cardiovasculares e hipertensão!

A beterraba é um legume de sabor adocicado que é altamente versátil na cozinha. Ela pode ser cozida e servida como acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento, ou ainda utilizada como o ingrediente principal para diversos pratos e até mesmo sucos.

 

Propriedades nutritivas


Rica em nutrientes, os benefícios desse superalimento vêm sendo há muito tempo estudados e comprovados pela medicina. A parte mais nutritiva são as folhas, que podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga.

 

Mas, o que é melhor: ela contém muitos nutrientes importantes, como as vitaminas A, B6, C, E e K, além de proteínas, folato, fibras alimentares, cálcio, ferro e potássio, entre outros. Para entender melhor o papel das vitaminas em nosso corpo e como obtê-las.

 

Veja também

 

Maratonar séries pode ser prejudicial a saúde? VEJA ESTUDO

 

VOCÊ SABIA? Estudo sugere que quantidade de amigos pode ter influência na saúde mental

Veja agora, com mais propriedade, cada um desses benefícios e confira também algumas dicas de compra, armazenamento, preparo e consumo da beterraba!

 

1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

 

 

A beterraba é uma ótima fonte de folato e betaína, nutrientes que, em conjunto, ajudam a baixar os níveis sanguíneos de homocisteína, responsável por inflamações que podem prejudicar as artérias e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

 

2. Combate o câncer

 

 

A beterraba contém betacianina, um tipo de pigmento vegetal que, de acordo com alguns estudos preliminares, ajuda na defesa das células contra carcinógenos nocivos.

 

Estudos também comprovaram que possui altos níveis de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Os níveis elevados de fibra da beterraba estão ligados ao baixo risco de câncer de cólon.

 

3. Reduz o risco de demência

 

 

A beterraba é responsável pela produção de ácido nítrico no organismo, o que aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo – inclusive para o cérebro. Exames de ressonância magnética realizados em pessoas idosas mostraram que, após uma alimentação rica em nitratos (incluindo suco de beterraba), os pacientes tiveram o fluxo sanguíneo aumentado para a substância branca dos lobos frontais.

 

4. Baixa a pressão arterial

 

 

Vários estudos descobriram que beber suco de beterraba ajuda a controlar a pressão arterial.

 

5. Combate a constipação intestinal

 

 

A beterraba é rica em fibras, o que comprovadamente ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo.

 

6. Melhora a saúde dos olhos e do tecido nervoso

 

 

A beterraba contém uma grande variedade de fitoquímicos que ajudam a melhorar a saúde dos olhos e dos tecidos nervosos.

 

Além disso, as folhas da beterraba são uma boa fonte de luteína, um antioxidante que protege os olhos da degeneração macular relacionada à idade e da catarata.

 

7. Auxilia o crescimento dos ossos

 

 

O manganês, presente na beterraba, é um mineral importante para o crescimento do osso e da cartilagem e mantêm os ossos fortes e saudáveis.

 

8. É rico em ácido fólico

 

 

O ácido fólico é extremamente importante para a formação da medula espinhal do feto e também ajuda a prevenir inúmeras doenças.

 

9. Promove a desintoxicação

 

 

A beterraba atua como um diurético e desintoxicante natural, por meio da betalaína. Além disso, ela aumenta a retenção de líquidos pelas células, e assim ajuda a mantê-las hidratadas.

 

10. Ajuda no desenvolvimento de músculos

 

Fotos: Reprodução


Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A betaína presente na beterraba também ajuda no processo de desenvolvimento de músculos e redução de gorduras, por meio do estimulo dos hormônios GH e IGF-1.

 

Selecoes.com.br

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.