29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
23/06/2022

Conheça 3 dicas caseiras para hidratar pele e cabelo

Foto: Reprodução

A estação mais fria do ano começou e nós já listamos algumas receitas caseiras para manter o corpo e as madeixas longe do ressecamento causado pelo inverno

Depois de muitos dias frios mostrando uma pequena prévia do esperar do inverno, a estação finalmente começou e promete um clima bem gelado, viu? Com isso, é melhor já reforçar a hidratação de pele e cabelo que costumam ressecar (e muito!) durante a época. E, para isso, as receitas caseiras podem ajudar!

 

Mas, antes de se jogar nas misturinhas, que tal entender a causa de ressecamento todo? Segundo o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada, o clima frio e o ar seco encolhem a camada celular mais externa da pele, responsável pela barreira cutânea contra agentes externos, inclusive no couro cabeludo. Sendo assim, essa quebra deixa a pele sujeita à descamação, principalmente em áreas como bochechas e mãos.

 

Por isso, além de adotar algumas medidas extras de hidratação na rotina de cuidados com a pele e os cabelos, vale também evitar hábitos prejudiciais ao corpo durante essa época. "Os banhos quentes e demorados retiram a oleosidade e favorecem o aparecimento da dermatite seborreica. Assim como o uso de buchas que agride e resseca ainda mais os tecidos quando a pele é esfregada em excesso", adverte Jamar.

 

Veja também 

 

Para que serve o primer na maquiagem? Vem descobrir

 

4 ativos contra o envelhecimento que funcionam de verdade

RECEITAS CASEIRAS PARA HIDRATAÇÃO


Pensando nos efeitos indesejados do inverno, o farmacêutico recomenda três receitas caseiras para combater e tratar a pele ressecada, os cabelos secos e também a caspa — visto que a descamação do couro cabeludo é mais comum na estação. Aprenda a fazer:

 

CREME PARA PELE RESSECADA


Você vai precisar de:

1 xícara de coco ralado
1 colher de aveia
1 copo de leite morno

 

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme. Aplique nas áreas bastante secas e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois, basta enxaguar bem.

 

MÁCARA PARA CABELO SECO 

Você vai precisar de:

1 abacate
2 colheres (chá) de suco de limão (para cabelos loiros)
2 colheres (chá) de vinagre de maça (para cabelos escuros)
1 litro de água

 

Modo de fazer: amasse bem o abacate até formar uma pasta e aplique nos cabelos e no couro cabeludo, massageando durante 5 minutos. Depois, misture o ingrediente próprio para a sua cor de cabelo na água e use na lavagem final. Seque bem com a toalha.

 

RECEITA PARA SE LIVRAR DAS CASPAS 


Você vai precisar de:

1 colher (sopa) de sálvia
1 colher (sopa) de alecrim
1 xícara de água fervente

 

Modo de fazer: misture todos os ingredientes e espere esfriar. Depois, aplique a receita no couro cabeludo já úmido, pronto para a lavagem. Esse tratamento deve ser feito antes da aplicação do shampoo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E aqui vai uma dica extra: "em todas as receitas podem ser acrescentadas entre 10 e 20 gotas de óleo de copaíba, rosa-mosqueta, calêndula ou semente de uva, que, além de hidratar, possuem propriedades antioxidantes de proteção e inibição de agentes externos como fungos e bactérias", ensina o homeopata.  

 

Fonte: Alto Astral 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.