29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/11/2020

Conheça a origem do 20 de novembro, o 'Dia da Consciência Negra'

Foto: Reprodução

Dia da Consciência Negra

 Hoje, dia 20 de novembro, é o 'Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra'. Instituída pela Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data é um tributo à memória de Zumbi dos Palmares, morto nesse dia após liderar o mais conhecido e duradouro quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares, no atual estado do Alagoas.

 

O registro dessa morte só foi descoberto por historiadores no começo da década de 1970, e em 1978 o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegeu, num congresso, a figura do Zumbi como um símbolo de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos pelos afro-brasileiros atuais.

 

Veja também

 

No Dia da Consciência, homem negro é espancado e morto por seguranças de supermercado. VEJA VÍDEO

 

BOMBOU NA WEB! Candidato xinga eleitorado em vídeo ao descobrir que só teve um voto. VEJA ) ELE DIZ

 

Por que comemorar o Dia da Consciência Negra?

 

Protestos contra racismo nos EUA terminam com prisões e policiais feridos |  Agência Brasil

 

Quando se aborda um aspecto tão importante da historiografia do Brasil, o último país do Ocidente a abolir o regime escravista, é para evocar uma consciência, não só dos que têm a pele preta, de certos fatos que mostram a população afrodescendente como sujeito histórico modificador do seu contexto social.

 

Em meio a protestos contra racismo nos EUA, policiais também se ajoelham em  solidariedade; veja imagens | Mundo | G1

 

Ainda está profundamente marcada em nossas memórias colegiais a crença de que, em nosso País, a escravidão foi imposta aos africanos e seus descendentes de forma passiva, sem nenhum tipo de reação humana.

 

O mito da passividade do africano e seus descendentes, refletido na literatura através da figura do negro bonzinho, que “parece até branco”, é um grande equívoco histórico, perpetuado durante muito tempo pelo racismo, que não perde a oportunidade de compartilhar uma visão negativa sobre a população negra.

 

O negro depois da “libertação”

 

Fonte: Antônio Parreiras/Wikimedia Commons/Reprodução

 

Hoje, 132 anos após a abolição formal dos escravos no Brasil, percebe-se que aqueles humanos supostamente “libertados” foram na verdade jogados à própria sorte, sem trabalho, sem terra, sem direito a uma cultura ou qualquer reparação.

 

PM emprega violência contra manifestantes no Centro do Rio | ABI

Fotos: Reproduções

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A maioria da população brasileira orgulha-se em se reconhecer não-racista, mas basta incluir cotas raciais nas universidades para que todos reclamem dos “privilégios dos negros”, mesmo se sabendo que esta população recebe por volta de 30% a menos do que os brancos, e que todas as mulheres negras não atingem nem a metade dos salários dos homens brancos.

 

Fonte: Mega curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.