27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
24/12/2021

Conheça alimentos saudáveis para fazer as pazes com os carboidratos

Foto: Reprodução

Os carboidratos desempenham funções importantes para a saúde do corpo. Eles atuam como fontes de energia, controlam os níveis de glicose e regulam a quantidade de insulina no organismo. Apesar de serem famosos pelas calorias e estarem presentes em alimentos com amido e açúcares, os macronutrientes não são vilões.

 

Para aproveitar o melhor dos carboidratos, recomenda-se consumir alimentos como aveia, frutas, batata-doce, arroz integral, batata baroa, pão integral, grãos (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha) e sementes. A nutricionista Isabela Zago, da Clínica Corporeum, considera que todos eles são excelentes fontes de carboidrato.

 

De acordo com Zago, o maior problema dos carboidratos está relacionado aos produtos industrializados com excesso de açúcar e farinha branca. “Quando falamos dos cuidados com o exagero, não nos referimos a frutas e raízes, mas ao processo de acrescentar muito açúcar e farinha nos alimentos de forma não calculada. Isto leva a algumas alterações metabólicas, como resistência à insulina, aumento de gordura de maneira geral (principalmente abdominal), diabetes e excesso de colesterol”, afirma a especialista.

 

Veja também

 

'Capacetinhos': Alimentos que ajudam na não absorção de carboidratos

 

Prato colorido saudável: as cores dos alimentos e seus nutrientes

 

Mesmo nas famosas dietas low carb e cetogênicas, que sugerem um consumo maior de gorduras, os carboidratos continuam mesmo em menor quantidade. Nesses casos, são bem-vindos os alimentos ricos em carboidratos complexos, pois possuem um maior teor de fibras e água, têm absorção mais lenta e menor índice glicêmico. Os simples, por outro lado, geram picos de açúcar mais rapidamente na corrente sanguínea por terem menos compostos bioativos e maior índice glicêmico, mas ainda geram energia.

 

Orientação profissional

 

É importante destacar que o paciente sempre deve seguir orientações profissionais. Retirar os carboidratos da dieta de forma não planejada pode causar alterações metabólicas e intestinais. O segredo está na quantidade adequada para cada pessoa. A nutricionista ressalta que isso não pode ser feito por profissional que não seja nutricionista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Os carboidratos são bem-vindos desde que porcionados e planejados. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. Devemos organizar e entender se aquele paciente apresenta algum quadro patológico. Se for um paciente diabético, por exemplo, a recomendação é diferente de um paciente que quer apenas emagrecer”, conclui. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.