27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
20/02/2024

Conheça a diferença entre pilhas comuns, alcalinas e recarregáveis: qual escolher e como descartar?

Foto: Freepik

Existem diferentes tipos de pilhas, para usos distintos

As pilhas são capazes de transformar energia química em elétrica, possibilitando o funcionamento de muitos dos aparelhos eletroeletrônicos que temos em casa, como rádios, relógios, controle remoto, brinquedos e muito mais. Mas você conhece as diferenças em cada um dos tipos de pilhas que existem?

 

As pilhas comuns (zinco-carbono) são compostas por um ânodo de zinco, um cátodo de dióxido de manganês e um eletrólito de cloreto de amônio. Elas também são conhecidas como pilhas primárias ou pilhas secas de Leclanché, possuem ótimo custo-benefício. São indicadas para aparelhos que requerem descargas leves e contínuas como o relógio de parede, rádio portátil e controle remoto, que consomem pouca energia.

 

As pilhas alcalinas possuem um ânodo de zinco, um cátodo de dióxido de manganês e um eletrólito alcalino, geralmente hidróxido de potássio. Apesar do preço um pouco mais elevado, as alcalinas são mais potentes e armazenam uma maior quantidade de energia por mais tempo que as pilhas comuns.

 

Veja também

 

Balde de sêmen? Veja lista de mitos sobre sexo que se popularizaram

 

como as garrafas de bebida do titanic continuam intactas no fundo do mar?

 

Em média, elas têm o dobro de carga que as comuns, sendo indicada para equipamentos que exigem muito tempo de uso, como: câmeras digitais, brinquedos, lanternas e câmeras digitais. A maior durabilidade acontece porque ela conta com hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio no lugar do cloreto de amônio em sua composição, o que faz com que ocorra transferência de elétrons de um polo para o outro com mais facilidade.

 

As pilhas recarregáveis têm uma variedade de composições, mas geralmente incluem materiais como níquel, cádmio, lítio, metal hidreto, entre outros. Elas são indicadas para aqueles aparelhos que apresentam alto consumo de energia, ou seja, aparelhos que teriam suas pilhas trocadas muitas vezes em um período curto mesmo se fossem utilizados com a pilha alcalina. Como é o caso de fotógrafos, que têm a necessidade de manter seus equipamentos sempre carregados. Neste caso, a melhor opção, tanto ecologicamente quanto financeiramente, são as pilhas recarregáveis.

 

Os três tipos de pilhas possuem elementos químicos em sua composição e, por isso, têm prazo de validade. Quando sua pilha perder a utilidade, lembre-se que é muito importante descartar de maneira correta.

 

CUIDADO NO DESCARTE

 

Pilhas e baterias são feitas de metais pesados e substâncias que contêm esses metais. Estas substâncias são muito tóxicas e prejudicam o organismo e possuem efeito cumulativo. A falta de cuidado no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, como a contaminação do solo e da água e até mesmo doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.

 

O primeiro passo para o descarte de pilhas usadas costuma ser a devolução para as lojas que costumam vender os produtos. Alguns prédios ou shoppings centers contam com pontos de descartes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para a reciclagem, elas são colocadas em um forno industrial e submetidas a altas temperaturas para separar o zinco. Assim, o mineral pode ser recuperado em sua forma metálica e reutilizado como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias.

 

Fonte: Extra

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.