28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
31/01/2023

Conheça o 'encantado' túnel ferroviário de Helensburgh

Foto: Reprodução

Alguns lugares parecem ter sido tirados de um filme, como as maravilhas naturais espalhadas ao redor do mundo. E na Austrália, também temos um desses locais que despertam curiosidade nas pessoas.

 

Trata- se de um antigo túnel, que durante os anos 1889 era passagem de uma ferrovia na cidade de Helensburgh. Mas depois de algum tempo, em 1915, acabou sendo desativado por apresentar alta concentração de fuligem. E é a partir de agora que começa a parte mais interessante dessa história.

 

Após décadas, em meados de 1995, o túnel que até então estava isolado, com entrada bloqueada, passou por um processo de restauração e limpeza, e foi quando uma forte luz azul surpreendeu as pessoas. O que poderia ser, afinal?

 

Veja também

 

Nan Madol: a misteriosa cidade perdida no meio do oceano pacífico

 

Borboletas realmente fazem xixi? VEJA E TIRE A SUA DÚVIDA

 

E então, viram que não se tratava apenas de um ou dois, mas de uma colônia de vaga-lumes que passou a se abrigar no local, transformando-o num cenário de filme de magia que foi transformado pela natureza.

 

Em um local escuro, o efeito da presença desses pequenos seres se destaca de uma maneira única, tornando o túnel azul e bastante brilhante, formando uma espécie de constelação. Com a fama, o local passou a atrair visitantes, passando a ser chamado de Túnel dos Vaga-lumes de Helensburgh.

 

Para quem esperava uma história de assombração, verdade precisa ser dita: não é a primeira vez que o túnel é envolvido em polêmicas. Isso porque teria acontecido um acidente horrível na antiga linha envolvendo um funcionário da mineradora que atuava na região, que morreu ao ser atingido por um trem.

 

Embora não haja confirmação de que tenha o incidente tenha ocorrido no túnel em que hoje habitam os vaga-lumes ou em outro, ao que consta nos relatos de visitantes, ninguém relatou ter visto fantasmas. Ainda assim, há quem se sinta bastante desconfortável ao passar por ali.

 

ESPETÁCULO DOS VAGA-LUMES

 

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Foto: Reprodução

 

Para quem visita o local que atrai tanto os curiosos pela paranormalidade quanto os apreciadores dos pirilampos, é importante seguir algumas orientações. Como se trata de um local úmido afetado por alagamentos nos períodos de chuva mais intensa, a recomendação é que os visitantes utilizem um calçado fechado.

 

Para quem segue o roteiro de dia, pode ser mais difícil constatar a presença dos vaga-lumes sem ter de entrar no túnel, tornando necessário avançar alguns metros em seu interior. A partir disso, é recomendado não lançar luzes para o alto ou tentar tocar os pequenos animais, sob o risco não apenas de incomodá-los, mas de fazer mal à própria preservação da colônia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Pensando em evitar que os flashes provocassem um maior incômodo nos vaga-lumes, que são bastante sensíveis à atividade humana, as visitas passaram a ser controladas desde 2019, oscilando entre períodos de fechamento e de reabertura. O fato é que nos momentos mais calmos, o espetáculo de luzes é garantido. E aí, você teria coragem de visitar o famoso túnel de Helensburgh?

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.