15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
23/01/2021

Consórcio da imprensa passa a divulgar número de vacinados contra Covid-19 no Brasil

Foto: Reprodução

A técnica de enfermagem Marluse Gomes foi vacinada nesta quarta em São Gonçalo

Na última quinta-feira, o consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, UOL, Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo passou a computar o número de vacinados contra a Covid-19 no Brasil. A iniciativa, que visa acompanhar o avanço da campanha histórica de imunização no país, se soma à tarefa de monitorar os casos da doença e os óbitos pelo novo coronavírus nas 27 unidades federativas brasileiras, o que é feito desde junho.

 

Até o momento, apenas as secretarias de cinco estados e do Distrito Federal divulgaram os dados. De acordo com o primeiro boletim de vacinação, divulgado às 20h de ontem, foram aplicadas 109.097 doses na Bahia, Espítiro Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, São Paulo e no DF.

 

O novo levantamento do consórcio, que será divulgado sempre às 20h, horário do boletim fechado do dia, detalhará os números em relação à população total do país, à população apta para a vacinação (adultos a partir de 18 anos, que compõem grupos testados nas vacinas adotadas pelo país até o momento), dos indivíduos vacinados no grupo prioritário da primeira fase e o percentual em relação às doses disponíveis.

 

Veja também 

 

Brasil registra 1.316 mortes por covid-19 em 24 horas

 

Brasil registra 1.340 mortes e 64.385 casos de covid em 24h

A iniciativa da imprensa surgiu em junho do ano passado em resposta à restrição de dados da Covid-19 no Brasil pelo Ministério da Saúde. Até aquele momento, os dados utilizados eram divulgados pela própria pasta. No entanto, o horário de publicação do boletim diário foi alterado sistematicamente de forma a prejudicar a divulgação dos números em jornais e telejornais. Posteriormente, o governo deixou de divulgar os números históricos da pandemia e retirou a opção de ferramentas essenciais para a análise de pesquisadores e da imprensa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O consórcio também calcula a média móvel de casos e mortes pela Covid-19 no Brasil. O índice permite ponderar o impacto da subnotificação desses dados pelas secretarias estaduais em fins de semana e feriados e estimar a média diária de infecções e falecimentos em relação ao patamar observado 14 dias antes. 

 

Fonte: Extra 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.