NOTÍCIAS
Economia
Conselho Nacional de Política Energética adia decisão sobre aumento da mistura de etanol na gasolina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o governo federal, a proposta busca ampliar a produção nacional de combustíveis

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) adiou a reunião que avaliaria o aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, de 30% para 32%. O encontro estava previsto para última quarta-feira (8), mas, segundo o Ministério de Minas e Energia, ainda não há uma nova data definida.

 

De acordo com o governo federal, a proposta busca ampliar a produção nacional de combustíveis e reduzir a dependência das oscilações do mercado internacional de petróleo, especialmente em momentos de instabilidade provocados por conflitos externos.

 

Veja também

 

Dólar abre praticamente estável enquanto mercado acompanha tensão comercial entre Brasil e EUA

 

Mais de 40 empresas dos EUA se mobilizam contra tarifa de Trump sobre produtos brasileiros

 

A medida, no entanto, enfrenta questionamentos do setor automotivo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) solicitaram ao Ministério de Minas e Energia a realização de estudos complementares antes da adoção da nova mistura.

 

As entidades defendem que sejam feitos testes adicionais para avaliar os impactos do aumento da concentração de etanol em diferentes modelos de veículos.

 

Entre as principais preocupações estão os automóveis mais antigos, fabricados há duas ou três décadas, e veículos importados projetados para operar com menores teores de etanol na gasolina. Segundo representantes da indústria, esses modelos podem apresentar alterações no desempenho ou na durabilidade dos componentes, o que reforça a necessidade de avaliações técnicas antes da implementação da medida.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

O governo ainda não informou quando o tema voltará à pauta do CNPE. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.