18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
19/04/2024

Contenção dentária pode estragar os dentes? Entenda

Foto: Reprodução

Após alerta de professora da USP, o uso de um tipo de contenção dentária começou a ser debatido nas redes sociais. Saiba se há riscos

Após tratamentos ortodônticos longos, é comum a recomendação para o uso de contenções dentárias. São arames colados na parte de trás dos dentes que ajudam a mantê-los na posição correta e impedem que eles voltem a se movimentar. Entretanto, recentemente, surgiram questionamentos sobre a segurança e efetividade desses dispositivos.

 

Nas redes sociais, estão viralizando vídeos com alertas sobre os riscos de uso das contenções. A onda começou com uma postagem da professora de odontologia da USP Daniela Garib. Ela mostrou um exame de imagem da arcada dentária de um paciente que mostrava um dente descolado do maxilar. Outro alerta feito por um estudante de odontologia já foi visto por 13 milhões de pessoas.

 

A presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), Carla D’Agostini Derech, esclarece que, de fato, a prescrição de contenções onduladas está sendo revista. Segundo ela, novas evidências apontam que, ao invés de facilitar a limpeza, esse tipo de dispositivo pode promover o acúmulo de placa e tártaro.Em sua postagem, a professora Daniela Garib recomenda que os especialistas em saúde bucal revejam a indicação da contenção ondulada devido às “deiscências ósseas”. O termo diz respeito ao processo que deixa os dentes soltos devido à retração de tecidos.

 

Veja também 

 

ESTÁ SE SENTINDO GRIPADO? CAUSA PODE SER ALERGIA AO ORGASMO

 

Detetive particular aponta os sinais de que você pode estar sendo traído

Os mesmos riscos já haviam sido descritos em um estudo publicado na Revista Clínica de Ortodontia Dental em 2019. Em testes realizados com 21 usuários de contenções onduladas, foram encontrados 25 dentes comprometidos em grau médio, especialmente os incisivos centrais inferiores. Alguns dentes tinham se descolado quase 5 milímetros do maxilar.

 

Exame de imagem mostra impacto do uso de contenção dentária

 

Os casos, porém, não significam que todas as contenções são contraindicadas. A presidente da ABOR, Carla D’Agostini Derech, tranquiliza os usuários. “Faltam estudos randomizados que nos ajudem a entender o tamanho do problema. Ou seja, por hora, as contenções não estão proibidas. O uso deve ser avaliado e acompanhado caso a caso”, afirma.

 

Contenção higiênica dentária

( Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Também não são necessárias retiradas de urgência destes equipamentos. “Estas contenções estão longe de serem isentas de problemas, mas não podemos ficar sem elas. Se retiramos, os dentes na maioria das vezes, vão entortar de novo e perdemos todo o resultado do tratamento que foi conseguido com a ortodontia”, explica o dentista Marcelo Mannis, de São Paulo. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.