NOTÍCIAS
Educação
20/01/2020

Convocação de concursados e PSS garantem ano letivo sem desfalque no Amazonas

Compartilhar:
Foto: Eduardo Cavalcante

Quase todos os professores convocados tomaram posse e foram lotados; retardatários têm até abril para finalizar processo

Com experiência no ensino de Física e Matemática em cursos supletivos, escolas e cursos de reforço, a professora Rafaela Moraes, de 28 anos, agora se prepara para lecionar Física para os alunos da rede pública, na Escola Estadual Frei Vanghegi.

 

Ela é uma dos 3.714 professores e pedagogos convocados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto para iniciar as atividades em 2020 em todo o Amazonas. A convocação dos concursados e a contratação de professores temporários irá garantir um ano letivo sem desfalque no estado.

 

A partir do dia 6 de fevereiro, quando inicia o novo ano letivo, Rafaela diz que pretende dar uma aula bem dinâmica e interessante, mas sem fugir também do tradicional.

 

Veja também 

 

Escola pede kit de médico para meninos e de cozinha para meninas e cria polêmica

 

Período de transferência para alunos da rede pública inicia nesta terça-feira

 

“Acredito que a junção dos dois torna a aula mais leve e interessante para os adolescentes”, frisa a docente, que terá carga horária de 40 horas semanais e se mostra satisfeita com o início de uma nova fase em sua carreira. “O que todos buscamos é uma estabilidade financeira, e o mais importante é trabalhar na área que você estudou”.

 

 

Os profissionais começaram ser lotados em 26 de dezembro, por ordem de classificação no certame. A nomeação dos novos professores e pedagogos começa a contar em 3 de fevereiro.

 

Concurso

 

O Concurso Público de 2018 ofertou 8.175 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior para a capital e interior do estado. Do total de vagas, 5.758 mil eram para o interior.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante

 

Organizado e aplicado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Acesso Público), o concurso público teve vagas para os seguintes cargos: professor (para todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Básico); assistente social; bibliotecário; contador; engenheiro; estatístico; fonoaudiólogo; nutricionista; pedagogo; psicólogo; assistente técnico; e merendeiro.

 

Foram ofertadas, ainda, 680 vagas para o ensino indígena. O certame teve reserva de vagas de 10% para os candidatos com deficiência e 2% das vagas para pessoas com Síndrome de Down, conforme Lei 4.333, de 30 de maio de 2016.

 

De acordo com a Gerência de Promoção e Valorização do Servidor (Gervs), os candidatos que não se apresentaram têm até o dia 3 de março de 2020 para fazê-lo – caso peçam prorrogação, têm até o dia 1º de abril de 2020 para concluírem seu atendimento.

 

PSS

 

Devido às licenças concedidas a professores e ao não fechamento de vagas por meio do concurso público, a Secretaria de Educação abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 2.868 professores temporários para este ano letivo. Os profissionais atuarão nas escolas estaduais de Manaus e do interior do Amazonas.

 

Ao todo, o processo busca educadores nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Mediação Tecnológica e Unidade Prisional. O procedimento é necessário para evitar que escolas fiquem com turmas desfalcadas de professores.

 

Os profissionais temporários ocuparão a maioria das vagas que não foram preenchidas pelo concurso público de 2018 e substituirão as contratações temporárias do PSS 2016. No total, com as duas convocações de concursados, a secretaria preencheu 4.026 vagas, restando ainda a necessidade de substituir 2.987 professores do antigo PSS.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Das vagas ofertadas pelo processo, 293 são para a capital e 2.619 para o interior. Além disso, a secretaria irá formar um cadastro de reserva para que sejam chamados profissionais conforme a necessidade. Os professores começarão a atuar nas unidades de ensino do Estado no ano letivo de 2020, com carga horária de até 40h.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2020. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.