Torcedores argentinos festejam em Buenos Aires em dia de jogo da Copa do Mundo
A cidade de Córdoba, na Argentina, adotou medidas especiais de segurança para a semifinal da Copa do Mundo entre Argentina e Inglaterra. Nesta terça-feira, a venda de bebidas alcoólicas será proibida em parte da região central durante a concentração dos torcedores.
A decisão foi tomada após uma sequência de episódios de violência registrados nas comemorações da seleção argentina ao longo do Mundial. A operação de segurança contará com cerca de 450 policiais e investimento estimado em 75 milhões de pesos argentinos.
Veja também
.jpg)
O ministro da Segurança da província de Córdoba, Juan Pablo Quinteros, explicou que a restrição vale para comerciantes localizados dentro do perímetro de segurança montado próximo ao shopping Patio Olmos, um dos principais pontos de encontro dos torcedores.
SEGUNDO O MINISTRO, O CONSUMO DE ÁLCOOL TEM SIDO UM DOS
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OSTUMULTOS APÓS OS JOGOS
— Havia muita presença de álcool. Mesmo sendo partidas disputadas durante a tarde, muitos torcedores chegam bastante alcoolizados. Por isso recomendamos que não haja venda de bebidas alcoólicas nos comércios da área isolada — afirmou.
Quinteros também relatou que as autoridades identificaram o uso de outras substâncias por parte de alguns envolvidos nas confusões.
— Percebemos alterações de comportamento que não são racionais. Em uma comemoração, que deveria ser um momento de alegria, vemos pessoas se transformando em agressores da polícia ou de outros cidadãos — disse.
HISTÓRICO DE CONFUSÕES PREOCUPA AUTORIDADES
A preocupação aumentou após episódios registrados em partidas anteriores da Argentina na Copa. Após o jogo contra a Jordânia, quatro policiais ficaram feridos. Um deles precisou ficar 48 horas em observação depois de ser atingido por uma garrafa.
Na vitória sobre o Egito, a situação ficou ainda mais grave. Segundo o ministro, 17 pessoas foram presas em Córdoba e mais de 40 detenções ocorreram em toda a província.
AS AUTORIDADES TAMBÉM APONTARAM QUE GRUPOS CRIMINOSOS
APROVEITAM AS GRANDES AGLOMERAÇÕES PARA COMETER FURTOS
— Identificamos grupos de jovens que vão às comemorações para roubar celulares. Muitas brigas começam justamente quando uma dessas quadrilhas furta um aparelho e as vítimas tentam reagir — afirmou Quinteros.
OPERAÇÃO TERÁ MEDIDAS DE SEGURANÇA REFORÇADAS
A expectativa é de que entre 20 mil e 25 mil torcedores se reúnam nas proximidades do Patio Olmos após a partida. Além dos policiais, a operação terá equipes municipais, unidades especiais, caminhão-pipa e equipes de resgate.
Uma das medidas adotadas será o desligamento da energia das catenárias dos trólebus e de parte da rede de semáforos, para evitar acidentes caso torcedores subam nas estruturas metálicas.
O ministro afirmou que a orientação será proteger os torcedores que forem apenas comemorar, mas agir contra atos de vandalismo e crimes.
— Vamos cuidar de quem for festejar. Mas quem sair para cometer crimes ou praticar vandalismo terminará o dia preso — declarou.
Sobre a rivalidade histórica entre Argentina e Inglaterra, marcada também pelo conflito das Malvinas, Quinteros afirmou que a disputa deve ficar
apenas dentro de campo.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
— A melhor homenagem que podemos prestar aos veteranos das Malvinas é nos comportarmos como corresponde e fazer com que tudo fique dentro do campo de futebol. A seleção é uma das poucas causas que unem todos os argentinos — concluiu.