26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/10/2021

Coreia do Norte reabre comunicação e linha direta militar com o Sul

Foto: Getty Images

O líder da Coreia do Norte Kim Jong Un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no aeroporto de Samjiyon, em 20 de setembro de 2018

As linhas de comunicação entre a Coreia do Norte e do Sul foram restauradas pela primeira vez em meses, disse Seul em um comunicado nesta segunda-feira (4).

 

A reabertura segue a promessa do líder norte-coreano Kim Jong Un de reiniciar a comunicação com o país vizinho, em um discurso para os legisladores do país na última semana.

 

“A Coreia do Norte não tem motivos para provocar ou prejudicar o Sul”, disse Kim.

 

Veja também

 

Talibãs anunciam destruição de célula do Estado Islâmico

 

Fumio Kishida é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

 

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte havia respondido na linha conjunta na manhã desta segunda-feira.

 

Os militares dos dois países também restauraram sua linha direta ao longo das costas leste e oeste, de acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano.

 

Em uma mensagem aos jornalistas, o ministério disse que espera que uma maior comunicação ajude a reduzir as tensões na península.

 

As comunicações entre os dois países – incluindo as principais conexões entre o gabinete presidencial dos dois países, forças armadas e agências de espionagem – há muitos são problemáticas.

 

Em junho de 2020, a Coreia do Norte retirou-se dos diálogos em andamento, citando descontentamento com os folhetos de propaganda que ativistas estavam enviando para o outro lado da fronteira.

 

Em julho deste ano, a Coreia do Norte restaurou brevemente as linhas de comunicação – apenas para cortá-las novamente duas semanas depois.

 

“A autoridade sul-coreana deve apreciar profundamente o significado da retomada das linhas de comunicação Norte-Sul, reparar as relações Norte-Sul e fazer esforços ativos para resolver questões importantes que são pré-requisitos para abrir um caminho brilhante”, informou a mídia estatal norte-coreana após o anúncio.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Coreia do Sul pediu uma reaproximação nas Nações Unidas no mês passado, com o presidente Moon Jae-in sugerindo que as duas Coreias com os EUA, ou as duas Coreias com os EUA e a China, “declarem que a guerra na Península Coreana acabou” durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

 

Fonte: CNN Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.