NOTÍCIAS
Internacional
Coreia do Sul e EUA chegam a acordo após prisão de 475 trabalhadores
Foto: Reprodução

Trabalhadores foram presos em mega-operação do serviço de imigração norte-americano em uma fábrica da Hyundai, na Geórgia (EUA)

Após uma reunião de emergência nesse sábado (6/9) e o envio de representantes diplomáticos à Geórgia, nos Estados Unidos, o governo da Coreia do Sul afirma ter chegado a um acordo para libertar seus cidadãos, detidos em uma mega-operação do serviço de imigração norte-americano em uma fábrica da Hyundai na quinta-feira (4/9). Na ocasião, 475 trabalhadores imigrantes – entre eles mais de 300 cidadãos sul-coreanos – foram presos.

 

“As negociações para a libertação dos trabalhadores detidos foram concluídas, após respostas rápidas dos ministérios, agências empresariais e empresas relevantes”, disse o chefe de gabinete da presidência sul-coreana, Kang Hoon-sik.

 

Entre as medidas está o frete de um avião para repatriar as centenas de trabalhadores detidos.

 

Veja também

 

Israel ameaça medidas unilaterais se Ocidente reconhecer Palestina

 

Quase 900 pessoas são presas durante manifestação em Londres

 

A operação, realizada pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em uma fábrica de baterias de automóveis da Hyundai e considerada a maior da história do Departamento de Segurança Interna norte-americano em número de detidos de uma só vez, foi recebida com críticas no país asiático.

 

Um vídeo, divulgado por autoridades do ICE, mostra os trabalhadores asiáticos algemados em frente a um prédio, alguns usando coletes amarelos com nomes como “Hyundai” e “LG CNS”

 

Um comunicado emitido pelo porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA afirma que muitos dos presos não estavam autorizados a trabalhar no país e tinham apenas vistos temporários para turismo e viagens de negócios.

 

Do total de detidos, 47 pessoas (46 sul-coreanos e um indonésio) são funcionários seniores da empresa, e cerca de 250 são funcionários de empresas subcontratadas, a maioria sul-coreana.

 

Após a detenção em massa, o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, chegou a determinar que “todos os esforços” fossem tomados para responder rapidamente. O ministro das Relações Exteriores, Cho Hyun, informou que uma força-tarefa foi montada e que ele estava preparado para viajar até Washington D.C. para reuniões com autoridades norte-americanas, se necessário.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A operação faz parte da campanha de Trump contra a imigração ilegal, iniciada em janeiro, e aumenta a tensão entre Washington e Seul, que também divergem sobre um acordo comercial envolvendo US$ 350 bilhões (cerca de R$ 1,89 trilhão) em investimentos sul-coreanos nos EUA.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.