19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
07/04/2020

Coronavírus: Cientistas da Fiocruz testam droga contra HIV com sucesso

Foto: Reprodução

Remédio já usado com poucos efeitos colaterais teria diminuído replicação do Sars-CoV-2; segundo pesquisadores, é sinal de que merece ser testado em estudos mais amplos

Cientistas brasileiros testaram com sucesso contra o coronavírus uma droga que tem sido usada há quase duas décadas contra o HIV. O remédio é o atazanavir, que desde 2003 trata pacientes com Aids. Um grupo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que em testes com culturas de células ela reduz em até 100 vezes a velocidade de replicação do vírus Sars-CoV-2. Porém, devido ao histórico com a Aids, é potencialmente menos tóxica do que, por exemplo, a cloroquina, que também atua sobre a multiplicação do vírus nas células.

 

A descoberta não significa que a atazanavir poderá ser empregado imediatamente no tratamento de vítimas da Covid 19. Indica, porém, que tem resultados bons o suficiente para que mereça ser testada em estudos maiores. Em tese, ela também pode reduzir a inflamação generalizada associada aos casos mais graves de Covid.

 

Mas os pesquisadores ainda não sabem se o efeito contra a inflamação se deve à redução da quantidade de vírus ou se o medicamento é mesmo anti-inflamatório. A primeira opção é considerada a mais provável, isto é, que a produção de substâncias inflamatórias pelas células humanas tratadas seja menor porque a carga de vírus foi reduzida.

 

Veja também

 

Jornalista do Equador chora ao relatar consequências do coronavírus no país. VEJA VÍDEO

 

Filha de Mayweather é suspeita de esfaquear mulher nos EUA

 

A própria equipe da Fiocruz já iniciou testes com camundongos, explica o líder do estudo, Thiago Moreno Souza, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A droga é da classe dos inibidores de protease. Ela atua bloqueando a ação de uma enzima, a protease, essencial para que o vírus possa se multiplicar dentro das células humanas invadidas.

 

O resultado dos testes foi publicado num estudo na revista bioRxiv, mas ainda não passou por revisão por pares, como tem acontecido com a maioria dos estudos sobre a Covid 19, dada a urgência da pandemia. Nos testes, ela se saiu melhor ou igual à cloroquina, com a vantagem de ser considerada bem menos tóxica para o organismo.

 

Enquanto a cloroquina pode afetar coração, olhos e neurônios, o atazanavir é empregado para pacientes com HIV sem efeitos da mesma toxicidade conhecidos. Segundo Souza, a dose equivalente em humanos à testada com células seria compatível com a considerada segura.

 

- Com nosso estudo queremos chamar a atenção da comunidade científica de que há uma droga interessante para ser testada - diz Souza.

 

Se comprovado por mais estudos, o tratamento com o atazanovir seria para pacientes que desenvolveram pneumonia, mas não estão na fase mais grave da doença, quando há uma reação inflamatória generalizada. Ela impediria justamente que esse processo fosse iniciado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

- Não se trata de uma opção de profilaxia, mas de uma potencial possibilidade de tratamento - explica ele. 

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.