26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/04/2020

Coronavírus: o que o sabão faz com o vírus que causa a covid-19

Foto: Reprodução

Uma receita antiga é a nossa melhor arma contra doenças infecciosas: a água com sabão é altamente destrutiva para os microorganismos

Lavare le mani; ???? ????; Hände waschen; ???... Em qualquer idioma, a mensagem mais importante do momento é clara: lave as mãos.

 

Não importa quão avançada esteja a Ciência no século 21, a principal arma durante a pandemia de coronavírus é a antiga tecnologia de combinar sabão e água.

 

Embora não tenhamos certeza de quem, quando ou como alguém teve uma ideia tão brilhante, sabemos que essa mistura ainda é a melhor estratégia para combater doenças infecciosas e nem mesmo o novo coronavírus pode vencê-la.

 

Veja também

 

Veja 7 dicas para cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia

 

Coronavírus: Especialistas dão dicas de como se alimentar bem durante a quarentena

 

Mas por que essa combinação funciona tão bem?

 

O que para nós pode ser tão agradável que se torna relaxante (o som da água, o prazer de senti-la escorrer sobre a pele, o aroma do sabão e a pausa) é, para microorganismos, altamente destrutivo.

 

Uma única gota de sabão na água pode matar inúmeras bactérias e vírus.

 

O segredo do sabão


O sabão é uma mistura de gordura, água e álcalis ou sal básico.

 

O álcali vem do árabe: Al-Qaly ?????, ??????, que é o que os sumérios usavam em 3000 a.C., a referência mais antiga conhecida.

 

A receita que usamos hoje é muito semelhante à registrada em escrituras antigas, e por um bom motivo: porque essa solução escorregadia cumpre seu papel, a limpeza.

 

O segredo está nas características de cada extremidade das moléculas de sabão, que têm cabeça e cauda.

 

A cabeça é hidrófila, enquanto a cauda é hidrófoba e lipófila. Em outras palavras, é atraída pela água, de um lado, e por óleo ou gordura, do outro lado.

 

Quando você está lavando as mãos e as moléculas de sabão se encontram com gordura, suas caudas são atraídas por ela enquanto a cabeça permanece na água.

 

As forças de atração entre as cabeças e a água são tão fortes que levantam a gordura da superfície, de modo que ela é completamente cercada por moléculas de sabão, que a separam em pedaços cada vez menores, que são então arrastados com a água.

 

Mas por que é esse processo é tão eficaz contra os vírus como o que causa a covid-19? 

 

Representação gráfica de como o sabão destrói o coronavírus

 

'Morte' do vírus


O coronavírus, como todos os vírus, é basicamente um conjunto de instruções (fragmentos de código genético) em busca de células para invadir e forçá-las a seguir seus comandos.

 

Mas acontece que essas instruções - o ácido ribonucleico (RNA) - são empacotadas no que é conhecido como envelope viral, e o do Sars-CoV-2 é composto de lipídios, que são gorduras.

 

Diante do sabão, esse é o calcanhar de Aquiles do vírus.

 

Quando o coronavírus está nas suas mãos, ele não consegue penetrar na pele, pois sua camada externa é levemente ácida, mas eles podem permanecer lá esperando a oportunidade de entrar no corpo por lugares mais vulneráveis.

 

E é nesse momento que você pode interceptá-lo e destruí-lo, simplesmente lavando as mãos.

 

O sabão não apenas solta o vírus da pele, mas também faz com que o envelope viral se dissolva, de modo que proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra metaforicamente (ele é, na verdade, desativado, pois os vírus não estão exatamente vivos).

 

Aí, a água leva os restos do que até 20 segundos atrás era uma séria ameaça à nossa saúde e à dos outros.

 

Gráfico mostra o que coronavírus faz no seu corpo

 

Por que 20 segundos?


Porque leva algum tempo para a mágica do sabão acontecer e, além disso, também precisamos de alguns segundos para garantir que estamos ensaboando todos os lugares.

 

Os desinfetantes também funcionam, mas a maravilha da água com sabão é que você só precisa de um pouco de produto para usar em toda a mão e, apenas esfregando, se livra dos indesejados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Para conseguir o mesmo efeito com outros produtos, que geralmente contêm álcool, você precisa encher com essas substâncias todos os cantos onde os vírus podem estar ocultos.

 

R7

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.