30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/12/2023

Correr envelhece o rosto? Entenda os efeitos e como evitá-los

Foto: Reprodução

Segundo dermatologista, a corrida pode afetar a pele do rosto, mas o envelhecimento pode ser evitado com dieta correta e filtro solar

A corrida costuma ser a primeira opção para quem tenta abandonar o sedentarismo, ou seja, pode ser praticada em parques, ruas, avenidas e não exige custo financeiro elevado de qualquer praticante. Ainda assim, há quem alimenta certa desconfiança sobre os seus impactos para a saúde, por exemplo: correr envelhece o rosto?

 

“Eu sempre digo para os pacientes que sim. É verdade. A corrida pode ser um fator que colabora para o envelhecimento do rosto, porque a corrida, além dela consumir um grande número de calorias muito rápido, tem um impacto muito grande, o que aumenta a flacidez”, afirmou em entrevista exclusiva para o Sport Life a dermatologista Dra. Vivian Simões Pires.

 

Na sequência, a doutora Vivian ainda pontuou que normalmente os corredores mantêm dieta restrita, ou seja, muitas vezes um desequilíbrio de calorias é o que acaba por trazer esse tipo de malefício.

 

Veja também 

 

Sente dores nas relações sexuais? Entenda problema e saiba quando buscar ajuda

 

Femtechs: Como startups de saúde da mulher estão revolucionando o setor


“Infelizmente, alguns costumam praticar a corrida ao ar livre, o que expõe mais ao sol em horários de maior radiação e que também traz um dano muito grande”, complementou Peres.

 

Ainda assim não se vê fora das pistas? Ok. Opte por correr antes das 10 horas ou após às 17h, tempos em que a radiação está baixa, isto é, escolha que impactará positivamente no seu dia a dia.

 

“Independente do horário, eu sempre recomendo o uso de protetores solares adequados, com resistência à água e com resistência ao suor. Hoje em dia nós contamos com muitos protetores solares, que são indicados para o esporte e que têm essa finalidade de não escorrer, além de não retirar o protetor e, também, não arder os olhos na hora do suor”, detalhou.

 

“O recomendado é sempre aplicar o protetor 30 minutos antes de se expor ao sol para a pele absorver o produto. Além disso, deve-se aplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada duas horas e, também, há a necessidade da reaplicação quando se transpira muito”, explicou a doutora.

 

O sol proporciona quebra das fibras da pele, danos das fibras de colágeno e elásticas, e, principalmente, ocasiona fotodano. Termo usado na dermatologia para citar o dano causado pela luz, o que é irreversível na maioria dos casos.

 

“A exposição solar acaba causando uma pele sem cor, sem viço e com fibras de colágeno totalmente quebradas. Também é sempre bom relembrar que toda essa exposição aumenta muito as chances de câncer de pele e de outras doenças”, acrescentou.

 

“Além do protetor, eu sempre indico o uso de boné ou viseira. Óculos de sol para proteção, protetor labial, pois o sol envelhece e não causa danos para os lábios. E também indicamos alguns protetores orais”, concluiu a Dra. Vivian Simões.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Se você tem melasma como eu, não pode deixar de usar protetor solar diariamente, principalmente quando for correr no sol. Opte pelo protetor com base, assim você já sai de casa com a pele protegida e sem manchas aparentes! É ideal que seja feito para a prática de exercícios, ou seja, resistente à água, ao suor e que não escorra. Além de passar no rosto, que é o local mais sensível, não esqueça de estender para o pescoço, ombros e nas partes mais expostas ao sol”, encerrou a influenciadora e corredora Marcela Nardez. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.