26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
07/07/2020

Covid-19: doença pode deixar 73 países sem remédios contra Aids, diz OMS

Foto: Creative Commons

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 8,3 milhões de pessoas soropositivas dependem dos medicamentos antirretrovirais nas regiões mais atingidas pelo problema

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que mais de um terço dos países do mundo correm o risco de ficar sem medicamentos antirretrovirais para o tratamento da Aids. O motivo é a interrupção nas linhas de fornecimento causada ??pela pandemia da Covid-19.

 

Segundo pesquisa realizada pela OMS, 24 dos 73 países integrantes da organização já relataram falta de suprimentos dos medicamentos antirretrovirais.

 

Veja também


Mundo tem recorde de coronavírus no dia: OMS acusa Brasil, EUA e Índia


EUA registra novo recorde de infecções, enquanto OMS pede 'luta' contra a covid-19

 


O diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o panorama atual é grave:


— As conclusões desta pesquisa são profundamente preocupantes (...) não podemos permitir que a pandemia da Covid-19 desfaça os ganhos conquistados na resposta global a esta doença — disse ele em conferência internacional sobre Aids.

 

 

A OMS afirmou ainda que cerca de 8,3 milhões de pessoas soropositivas dependem dos medicamentos antirretrovirais nas 24 regiões mais atingidas pela falta de medicamentos. A entidade não mencionou quais os países afetados.

 


Embora não exista cura para a Aids, os medicamentos conhecidos como antirretrovirais podem controlar o vírus.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 


Para garantir o direito das pessoas soropositivas durante a pandemia, a OMS emitiu orientações sobre como manter o acesso a serviços essenciais de saúde para esse grupo, como clínicas de tratamento e testagem para HIV. O documento destaca também que as autoridades de saúde devem considerar a prescrição de medicamentos contra a Aids por até seis meses. 


 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.