Análise dos requerimentos foi adiada por acordo entre líderes
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu retirar de pauta, nesta quinta-feira, os requerimentos que previam a quebra dos sigilos bancário e fiscal do Banco Master. As propostas chegaram a constar na ordem do dia, mas não foram analisadas nem votadas durante a reunião do colegiado.
O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que a retirada ocorreu por acordo entre os integrantes da comissão e que os pedidos não serão apreciados “por enquanto”. Segundo ele, os requerimentos poderão retornar à pauta após ajustes ou em sessões futuras.
As solicitações haviam sido apresentadas por parlamentares do partido Novo e previam o acesso a dados financeiros do banco, como informações sobre contas, investimentos, bens, direitos e valores mantidos pela instituição no sistema financeiro.
Veja também

Dólar opera em alta com investidores de olho em dados dos EUA e balanços
Abono salarial 2026: trabalhadores já podem consultar se têm direito ao benefício
De acordo com discussões realizadas na comissão, há indícios de irregularidades em contratos de empréstimos consignados vinculados ao Banco Master, incluindo registros de operações realizadas sem autorização dos beneficiários.
Na mesma sessão, também foi retirado de pauta um requerimento que solicitava à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informações sobre voos e passageiros de aeronaves registradas em nome de uma empresa ligada ao empresário Daniel Vorcaro. O objetivo era apurar possíveis conexões entre a atuação do banco no mercado de consignados e estruturas empresariais relacionadas ao investigado.
Apesar das retiradas de pauta, o senador Carlos Viana confirmou que o depoimento de Daniel Vorcaro está mantido para o dia 26 de fevereiro. A oitiva estava prevista inicialmente para esta quinta-feira, mas foi remarcada após tratativas com o Supremo Tribunal Federal (STF), que conduz processos relacionados ao Banco Master.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
— O deslocamento do senhor Daniel Vorcaro, de onde ele esteja, para a CPMI no dia 26 de fevereiro, que está confirmado, o ministro de pronto autorizou. Eu já fiz o requerimento, já foi notificado o Supremo, já está autorizado o deslocamento dele — afirmou Viana.