Pais e alunos durante feira de trocas em creche
A creche municipal Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, realizou, nesta quinta-feira, 8/10, a Feira de Trocas Sustentáveis “Ecopanc”, atividade que reuniu crianças, famílias e comunidade escolar em uma ação voltada ao consumo consciente, à economia circular e à educação fiscal.
Para a pedagoga da unidade e responsável pela feira, Maria Virgínia Cunha Roque, a proposta surgiu como uma forma de trabalhar esses conceitos de maneira prática.
“A gente queria que as crianças não apenas ouvissem falar sobre esses assuntos, mas que participassem do processo. Elas viram que uma garrafa PET pode ter outro destino, que um objeto usado pode ser aproveitado por outra pessoa e que existe uma relação de responsabilidade quando falamos dos recursos que temos”, comentou a educadora.
Veja também

Enem 2026: falta um mês; veja o que ainda vale a pena estudar e revisar
Enem 2026: candidatos têm até 18 de outubro para escolher entre inglês e espanhol
A moeda social, criada pela creche administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é utilizada nas ações do projeto. A cada dez garrafas PET entregues pelas famílias, é disponibilizada uma unidade da moeda. Os participantes puderam utilizar as Ecopancs para trocar por roupas, calçados, brinquedos, livros, utensílios domésticos e outros objetos em bom estado, doados pela comunidade escolar.
A proposta permitiu que as crianças acompanhassem as diferentes etapas da iniciativa, desde a arrecadação das garrafas até a participação das famílias na feira. A atividade também trabalhou conceitos como reutilização, consumo responsável e valorização dos recursos.
A dinâmica abordou ainda princípios da educação fiscal ao apresentar às crianças a ideia de valor e de uso responsável dos recursos. A moeda social funciona como um recurso pedagógico para representar a relação de troca e estimular a participação coletiva.

Fotos – Divulgação/ Semed
Elizangela Cardoso Duarte, mãe da pequena Chaylla Helouise Cardoso Marques, do Maternal 3, relata que a experiência também repercutiu em casa.
“Ela ficou muito envolvida com a atividade. A gente também passou a conversar mais em casa sobre não jogar as coisas fora e sobre aproveitar o que ainda pode ser usado. Acho importante porque é um aprendizado que começa na escola, mas também chega à família”.
As garrafas arrecadadas foram encaminhadas para destinação adequada por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e utilizadas na produção de vassouras ecológicas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A feira faz parte das atividades pedagógicas da unidade, que conta com a participação das famílias na arrecadação e na doação dos objetos. A iniciativa integra conteúdos de educação ambiental, educação fiscal e economia circular em uma atividade desenvolvida com a comunidade escolar.