Havana enfrenta crise severa no sistema elétrico, que já afeta o funcionamento de escolas e hospitais; ministro afirmou que gás natural ainda mantém o funcionamento da rede elétrica
Cuba anunciou oficialmente que está completamente sem diesel e óleo combustível, dois insumos essenciais para o funcionamento do sistema elétrico do país. A informação foi confirmada pelo ministro de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, que afirmou que não há mais reservas disponíveis.
Segundo o governo cubano, a falta desses combustíveis agrava ainda mais a crise energética que já provoca apagões prolongados em diversas regiões do país, especialmente em Havana, onde cortes de energia chegam a durar até 22 horas por dia.
A escassez também impacta diretamente serviços básicos, como transporte, hospitais e distribuição de alimentos, ampliando o clima de tensão social em meio ao cenário econômico já fragilizado.
Veja também

Xi Jinping alerta EUA sobre Taiwan e diz que impasse pode levar a conflito
O governo atribui a crise ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos, que teria dificultado a importação de combustíveis de fornecedores tradicionais como Venezuela e México. Autoridades cubanas afirmam que o país está buscando alternativas no mercado internacional, mas enfrenta dificuldades devido às restrições e ao aumento dos preços globais de energia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/Y/T/pdWOnzRvSqGltdw6jNxg/114895180-people-cook-with-firewood-during-a-blackout-in-havana-on-may-13-2026-cuba-blamed-the-unite.jpg)
Pessoas cozinham com lenha em meio a crise energética
em Havana, em 13 de maio de 2026
(Foto: Yamil Lage/AFP)
Enquanto isso, protestos têm sido registrados em diferentes pontos do país, principalmente em resposta aos apagões constantes e à deterioração das condições de vida da população.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
A situação é considerada uma das mais graves dos últimos anos no setor energético cubano e segue sem previsão de normalização.