20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/05/2023

Cúrcuma: aprenda a incluir essa benéfica especiaria no dia a dia

Foto: Reprodução

A cúrcuma é uma ótima especiaria para incluir na sua alimentação; confira aqui algumas maneiras de consumir

Sabe a cúrcuma, aquele tempero em pó alaranjado que também pode ser chamado de açafrão-da-terra ou açafrão? Pois é, pode ser uma ótima ideia adicionar essa especiaria na sua dieta. Afinal, ela pode trazer vários benefícios para o seu corpo.

 

Segundo o nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU Diego Ricardo, a cúrcuma “atua na recuperação muscular pós-treinos, é cardioprotetora, antifúngica, antibacteriana, ajuda a regular a pressão arterial, é diurética e neuroprotetora”. Além disso, o tempero ainda tem potencial antioxidante e anti-inflamatório, ajudando a emagrecer e desinflamar o corpo.

 

Veja também

 

Ménage por pena? Veja problemas de presentear com sexo a três

 

Bebidas energéticas: apesar de aumentar alerta, foco e energia, requer moderação!

SAIBA INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO 


Se você ficou interessada em aproveitar todos os benefícios da cúrcuma na alimentação, saiba que é possível consumir essa especiaria de muitas formas, viu? Dá, por exemplo, para usar ela por infusão, como tintura ou como extrato. Porém, seu uso como condimento é o mais prático para o dia a dia. Vale adicionar o tempero em pó em molhos, carnes, caldos e até mesmo no preparo do arroz.

 

Como usar a cúrcuma: dicas e receitas deliciosas para incluir na sua dieta

 

TODO MUNDO PODE COMER?


Apesar de apresentar muitos benefícios para a saúde, a cúrcuma não é recomendável para gestantes e crianças, segundo Diego. “O uso também não é bom para pessoas que possuem obstrução de ductos biliares, alergia à curcumina ou que fazem uso de algum medicamento que altera o processo de coagulação do sangue”, completa o nutricionista.

 

Afinal, como tomar cúrcuma todos os dias? Comece hoje mesmo!

Fotos: Reprodução

 

Além disso, é preciso que todos tomem um certo cuidado com a cúrcuma, já que ela apresenta uma toxicidade, mesmo que baixa. “A ingestão exagerada do condimento pode causar diarreia, náuseas e alterações de pH. Além disso, o alimento também pode afetar na absorção do ferro. É importante consultar um profissional nutricionista para a recomendação adequada da especiaria, a fim de evitar danos à saúde devido à ingestão desajustada”, explica Diego.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ou seja, dá para incluir a cúrcuma no cardápio para emagrecer, mas com cautela. Até porque, vale lembrar, o tempero não faz milagres sozinho, sendo necessário aliar seu uso a outras práticas saudáveis. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.