24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política - Eleições 2022
23/06/2022

Datafolha: Lula venceria no primeiro turno, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta que Lula (PT) venceria a eleição no primeiro turno no cenário atual, repetindo panorama da última pesquisa, em 26 de maio. O petista teria 53% dos votos válidos (eram 54%), contra 47% da soma dos adversários, sendo 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT), por sua vez, tem 10% dos válidos.

 

Na pesquisa anterior, o panorama era de 54% a 46% na comparação entre Lula e a soma dos concorrentes. No recorte de votos válidos, só são consideradas as respostas de quem escolher um candidato.

 

Na modalidade espontânea da pesquisa, ou seja, quando o entrevistado cita sua intenção de voto sem ser apresentado à lista de candidatos, o petista mantém a dianteira, mas viu sua vantagem se reduzir levemente. O ex-presidente oscilou de 38% para 37%, enquanto Bolsonaro subiu de 22% para 25% - uma dos raros recortes da pesquisa desta quinta-feira em que houve variação fora da margem de erro.

 

Veja também

 

Lula diz que, se eleito, Zona Franca de Manaus será ‘intocável’

 

PSDB pode rediscutir apoio a Tebet, diz Eduardo Leite

 

O Datafolha ouviu, ontem e hoje, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%.

 

Se considerados todos os eleitores ouvidos no levantamento, o ex-presidente Lula mantém a liderança no primeiro turno da corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece na segunda colocação com 28%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante) com 2%, e pela senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. Confira o desempenho de todos os postulantes:

 

Lula (PT) 47%
Bolsonaro (PL) 28%
Ciro Gomes (PDT) 8%
Simone Tebet (MDB) 1%
André Janones (Avante) 2%
Pablo Marçal (PROS) 1%
Vera Lúcia (PSTU) 1%
Brancos e nulos 7%
Não sabe ou não respondeu 4%

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1%. 

 

Fonte: Extra Online

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.