26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
16/06/2020

David Almeida defende a recriação da Secretaria Municipal de Esporte

Foto: Divulgação

Pré-candidato a prefeito de Manaus, ele defendeu ainda a criação de fundo municipal do esporte para fomentar o setor

Após semanas em silêncio, o ex-governador do Amazonas David Almeida (Avante), voltou a se manifestar com discurso de quem está na briga pela sucessão do prefeito Arthur Neto (PSDB).

 

Durante live na rede social, na noite desta segunda-feira (15), David criticou decisões da Prefeitura e do Governo, de diminuir as secretarias de Esporte ao status de departamentos e defendeu a reabertura das pastas e a criação de fundo municipal do esporte, para políticas públicas de esporte como medicina preventiva e ainda de arrecadação tributária.

 

David Almeida, que começou tecendo comentário sobre o momento de calmaria em relação à pandemia, disse que não é hora de diminuir os cuidados em relação à Covid-19, e argumentou que, no governo municipal e estadual, a pasta de Esporte deve ser tratada como ferramenta de mudança de comportamento da sociedade e de medicina preventiva.

 

Veja também 

 

Projeto de Lei obriga inserção de link dos Procons em sites de empresas

 

Planilha servirá de subsídio para CMM acompanhar aplicação de recursos

 

“Com políticas públicas de esporte, podemos tirar milhares de pessoas do sedentarismo, fazendo com que elas se tornem praticantes de modalidades desportivas, como corridas de rua e caminhadas”.

 

O pré-candidato disse que a secretaria de Esporte tem poder de desenvolver políticas públicas, como um programa comunitário, com professores e educadores desportivos para desenvolver programações em todos os bairros da cidade, com dança zumba, entre outras atividades físicas. “Exercícios que trabalhem o movimento pela saúde das pessoas.

 

Um trabalho acompanhado também pela secretaria de Saúde na orientação e conscientização sobre a diabete e o controle da hipertensão, por exemplo”, disse.

 

Para David, um modelo de política esportiva pode garantir, entre outros benefícios, a diminuição dos impactos sobre o serviço público de saúde. “Hoje a constituição manda que se apliquem 12,5% do orçamento com saúde.

 

No entanto, o Estado gasta mais de 22% e ainda assim é ineficiente. Se trabalharmos o esporte como primeira necessidade social, vamos cuidar das pessoas, na base, e diminuir a procura pelo atendimento na atenção básica, de responsabilidade da prefeitura, e na alta complexidade, do governo”, explicou.

 

Fundo do esporte


O ex-governador do Amazonas disse, ainda, que para fortalecer o trabalho da secretaria, a prefeitura pode criar o fundo municipal do esporte para incentivar atletas de baixo e alto rendimento, bem como os clubes de futebol, vôlei e basquete de Manaus, para que eles possam chegar aos torneiros nacionais e assim fortalecer a economia dos estádios e ginásios, bem como o comércio esportivo.

 

“Além do impacto social, uma secretaria de esporte bem articulada com todos os atores do segmento pode gerar resultados econômicos na arrecadação tributária de ISS para o Município e ICMS para o Estado.

 

Com um fundo municipal do esporte ela poderia fomentar o esporte, e com parcerias públicas privadas (PPP), incentivar os times de futebol da capital, como Manaus FC, Amazonas FC, Nacional, Rio Negro e Fast, para que cheguem às séries C, B e A do Brasileirão. Isso movimenta a economia do esporte e gera arrecadação”, salientou.

 

Mas, para fomentar os clubes, David Almeida disse que os incentivos devem estar condicionados a criação de escolinhas de base, para que os clubes trabalhem com das crianças e adolescentes dos bairros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“É um caminho para que o manauara passe a ter identidade com o futebol local. Pelo mesmo caminho, poderemos aproveitar os investimentos que o povo do Amazonas fez na Arena da Amazônia, para o futebol, e na Arena Amadeu Teixeira, para levar times amazonenses de voleibol e de basquete às ligas nacionais”, disse.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.