26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
19/08/2022

De 'cala a boca' e 'não sou coveiro' ao 'Tchutchuca do Centrão', relembre 11 vezes em que Bolsonaro se irritou no 'cercadinho'

Foto: Reprodução

Desde que assumiu a Presidência, Jair Bolsonaro transformou em cena comum a conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada, em Brasília.

 

Em geral cercado por entusiastas ferrenhos presentes ao "cercadinho", como ficou conhecido o espaço onde o grupo se reúne, o presidente fala sobre diversos temas, posa para fotos, responde perguntas — mas, muitas vezes, também acaba se aborrecendo. O último episódio de exasperação se deu nesta quinta-feira, quando Bolsonaro tentou tomar o celular e chegou a puxar pela camisa um youtuber que o chamou de "tchutchuca do Centrão".

 

Embora em algumas ocasiões a explosão do presidente seja direcionada a opositores ou a jornalistas, o alvo mais comum da irritação de Bolsonaro são justamente os apoiadores, em geral por abordagens ou questionamentos que ele não aprova. Abaixo, o GLOBO listou 11 situações nas quais o chefe do Executivo reagiu com rispidez ao passar pelo "cercadinho". Destas, duas foram contra a imprensa, duas após ser criticado abertamente e sete direcionadas aos próprios bolsonaristas.

 

Veja também 

 

Em Brasília, Bolsonaro puxa youtuber pela camisa após ser chamado de 'vagabundo' e 'tchutchuca do Centrão'. VEJA VÍDEOS

 

Polícia Federal pretende indiciar Bolsonaro por associar vacina da Covid à Aids

Relembre esses momentos abaixo:

 

20 DE ABRIL DE 2020

 

Ainda nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, Bolsonaro foi perguntado por uma jornalista se sabia o número de mortos pela doença nas 24 horas anteriores. "Eu não sou coveiro", devolveu, irritado.

 

5 DE MAIO DE 2020

 

Ao ser questionado pela imprensa sobre a mudança no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Bolsonaro se recusou a responder: "É uma patifaria, cala a boca, não perguntei nada". Em seguida, o presidente enfileirou xingamentos contra o jornal "Folha de S. Paulo": "Manchete canalha, mentirosa. Vocês, da mídia, tenham vergonha na cara".

 

15 DE JUNHO DE 2020

 

Uma mulher abordou o presidente e pediu a liberação de verbas para a região de Riacho Fundo II, no Distrito Federal. "Nós temos 650 crianças que transitam na lama ou na poeira", disse ela. Bolsonaro não gostou: "Minha senhora, se eu for tratar assunto individualmente do Brasil inteiro eu vou ser prefeito". O presidente chegou a ameaçar "não parar mais" para atender os apoiadores no local: "Se todo mundo chegar aqui e pedir um projeto..."

 

Minutos antes, Bolsonaro já havia demonstrado impaciência com outra mulher. Ela contou ter viajado de São Paulo para Brasília só para ver o presidente e reclamou das medidas de restrição impostas em virtude da pandemia da Covid-19. "O que eu posso te dizer? Foram 30 anos de destruição deste país. Alguém quer que eu resolva em um ano?", respondeu Bolsonaro com aspereza.

 

13 DE ABRIL DE 2021

 

Como fez diversas vezes, Bolsonaro parou em frente ao Palácio da Alvorada para criticar medidas de combate à Covid-19 tomadas por governadores e prefeitos. “O pessoal fica reclamando que acabou o emprego, quem fechou o comércio não fui eu. Quem te obrigou a ficar em casa não fui eu", disparou o presidente. "O pessoal, em vez de dar força para mim, critica", afirmou pouco depois, referindo-se a apoiadores. Minutos mais tarde, irritado com interrupções, ele interrompeu a conversa e deixou o local.

 

15 DE SETEMBRO DE 2021

 

Um taxista abordou o presidente, filmando a conversa, e iniciou um diálogo sobre uma nova exigência do Inmetro para os motoristas. Enquanto o homem argumentava, Bolsonaro o interrompeu: "Você está gravando e quer usar no seu meio. Eu vou resolver esse assunto, mas não dessa forma. Não vou falar contigo mais não". Minutos depois, ele chegou a ligar para o ministro Paulo Guedes na frente dos apoiadores.

 

16 DE SETEMBRO DE 2021

 

No dia seguinte, Bolsonaro voltou a se irritar com pedidos feitos por um apoiador no "cercadinho". "Rapaz, teu problema é de 41 anos, você não resolveu ainda? Depende de mim?", disparou o presidente ao ouvir o relato sobre uma ação judicial. Bolsonaro prosseguiu informando que não tinha o poder de rever uma sentença na Justiça. "Ficou chateado comigo, lamento", concluiu.

 

26 DE NOVEMBRO DE 2021

 

Em meio à disseminação de uma nova variante da Covid-19 na Europa, um homem sugeriu a Bolsonaro, durante a tradicional passagem pelo "cercadinho", que os aeroportos fossem fechados: Vão trazer a doença de novo", pontuou. O presidente devolveu em tom de revolta: "Que loucura é essa? Quer dizer que se fechar aeroporto o vírus não entra? Ah, peraí..."

 

24 DE JANEIRO DE 2022

 

Bolsonaro foi abordado por uma estudante de 19 anos, que pediu para declamar um verso bíblico. "A verdade é Jesus, a verdade é justiça, a verdade é honestidade. E, sabendo disso, dá para considerar que o senhor é uma farsa, presidente", criticou a jovem. "Você veio aqui falar isso?", devolveu Bolsonaro, se afastando. "Vai fugir da pergunta, presidente?", insistiu a mulher. "Usa a palavra de Deus para chegar até mim e me receber com essa mentira", retrucou Bolsonaro. E completou, se distanciando ainda mais: "Pode ter certeza que é filiada ao PT".

 

31 DE MARÇO DE 2022

 

Um apoiador perguntou a Bolsonaro sobre o andamento de um pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Não vamos discutir esse assunto aqui", cortou o presidente de imediato. Diante da insistência do interlocutor, Bolsonaro encerrou o papo e reclamou: "O cara não sabe como a barra é pesada e quer ficar discutindo abobrinha. Não vem com esse papinho, vai com a conversa mole pra lá".

 

12 DE ABRIL DE 2022

 

Um homem interpelou Bolsonaro e pediu ajuda sobre problemas em sua cidade, da qual disse ser vice-prefeito. "Oh, chefe, o que eu vou saber o que acontece em todos os municípios do Brasil?", devolveu o presidente, que, após nova tentativa do político, encerrou irritado: "É problema particular? Eu não tô aqui pra dar consultoria para ninguém".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

18 DE AGOSTO DE 2022

 

Na explosão mais recente do presidente, Bolsonaro tentou tomar o celular e chegou a puxar pela camisa um youtuber que o chamou de "tchutchuca do Centrão". Antes do embate com Bolsonaro, Wilker Leão já havia sido derrubado no chão por apoiadores do presidente presentes ao famigerado "cercadinho". 

 

Fonte: Extra 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.