Nesta segunda-feira (12), "A viagem" volta à tela da Globo, no "Vale a pena ver de novo". O público vai poder relembrar, ou assistir pela primeira vez, a trama emocionante e recheada de mistério que cativou os telespectadores na época. A novela de Ivani R
Nesta segunda-feira (12), "A viagem" volta à tela da Globo, no "Vale a pena ver de novo". O público vai poder relembrar, ou assistir pela primeira vez, a trama emocionante e recheada de mistério que cativou os telespectadores na época.
A novela de Ivani Ribeiro, de 1994, trouxe à tona temas como a vida após a morte, espiritismo e os dilemas do além, abordados com drama e sensibilidade.
Para aquecer o coração dos fãs e preparar todos para essa grande reprise, preparamos 25 curiosidades sobre a novela que marcaram época e continuam vivas na memória dos telespectadores. Confira:
Veja também
Miguel Falabella passa por cirurgia e atualiza estado de saúde: 'Sem dor'
Manu Gavassi publica primeira foto e revela o nome da filha
REMAKE DE 1975
"A viagem", de 1994, foi um remake de uma novela homônima exibida na TV Tupi em 1975. Ivani Ribeiro, autora das duas versões, trouxe a trama de volta com um novo olhar.
Último trabalho de Ivani Ribeiro
"A viagem" foi a última novela escrita por Ivani Ribeiro, que faleceu no ano seguinte, em 1995.
Espiritismo no centro da história
A trama abordou de forma inédita temas relacionados ao espiritismo, como a vida após a morte, reencarnação, obsessões e o papel da mediunidade.
DESAFIO DE CHRISTIANE TORLONI
A atriz Christiane Torloni teve um desafio pessoal ao aceitar o papel de Diná. Ela havia perdido seu filho após um acidente de carro no começo dos anos 90 e foi convencida pelo diretor Wolf Maya a retornar à TV para protagonizar a novela. Essa foi o primeiro folhetim dela após a tragédia.
“Eu estava morando fora quando ele me chamou. E ele mentiu para mim, dizendo que o Fagundes já tinha aceitado e que era uma comédia. Quando você olha A Viagem, é engraçada no começo porque a personagem era insuportável. Então, não me arrependo", contou ela ao podcast "Novelão, completando: "Há momentos em que as obras vêm para acalmar um pouco o coração das pessoas. Uma das coisas que eu percebi em 'A viagem' foi um feedback em locais como hospitais, asilos, orfanatos... A gente recebia muitas cartas. Era impressionante".
FENÔMENOS DURANTE AS GRAVAÇÕES
Christiane Torloni, a Diná da novela, revelou que viveu momentos inquietantes durante as gravações. Em entrevista ao "Conversa com Bial", a atriz contou que objetos caíam sozinhos, e eletrônicos ligavam sem explicação no apartamento onde morava na época.
“O quarto 1 e o quarto 2 ficavam apitando. Caíam coisas na sala. Nunca fui uma pessoa impressionável...”, disse.
Preocupada, Torloni entrou em contato com o diretor Wolf Maia, que vinha de uma família espírita. Ela pediu que fosse feita uma mentalização, e a equipe realizou um encontro de oração.
“Me concentrei, e parou”, contou a atriz.
CARTAS PSICOGRAFADAS
Fotos: Reprodução
A atriz também revelou que recebia diversas cartas durante a exibição da novela — muitas delas psicografadas.
“Diziam: ‘Fica calma, está tudo bem, esse trabalho precisa ser feito, vai confortar as pessoas, estão acalmando’”, lembrou Torloni, que acrescentou: “Eu orava. Essa é a nossa ferramenta.”
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
MEDO NAS RUAS
Segundo relatos do Memória Globo, Laura Cardoso, que interpretava a personagem Dona Maroca, contou que algumas crianças passaram a ter medo dela por conta das expressões fortes de ódio que usava em cena.
Fonte: Extra