25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/01/2023

Dedos enrugados de participantes do BBB 23 na prova de resistência chama a atenção; será que faz mal?

Foto: Globoplay/Reprodução

A primeira prova de resistência do reality show Big Brother Brasil 23, da Rede Globo começou na noite da última segunda (16/1). Os participantes precisam apertar um botão toda vez que um conteúdo do Globoplay é exibido na tela. A dupla vencedora pode descansar, enquanto os perdedores seguem para uma área de confinamento, onde sofrem várias “torturas”, como banho de água, de gosma e de papel picado. Jatos de ar também são lançados sobre os confinados.

 

Como já se passaram quase 10 horas de prova, o contato constante com os líquidos deixou as mãos dos brothers e sisters bem enrugadas, o que está chamando a atenção do público. Das 11 duplas que começaram a atividade, por volta das 9h desta terça (17/1), restaram apenas três: o ator Gabriel Santana e a psicóloga Sarah Aline; a atriz Bruna Griphao e a educadora física Larissa; e o biomédico Ricardo e o criador de conteúdo Fred “Desimpedidos”, ex-marido da ex-BBB 20 Bianca Andrade (Boca Rosa).

 

Para quem assiste no pay per view do Globoplay, quando a câmera se aproxima (zoom) bastante das mãos dos participantes, dá para ver como estão enrugadas. Em certo momento, Bruna Griphão chegou a revelar para os colegas de reality show que uma de suas unhas postiças havia caído.

 

Veja também

 

Rocha em formato de pênis atrai turistas, que pedem 'melhor desempenho' e 'homem dos sonhos'

 

Por que chocolate é tão gostoso? Cientistas podem ter encontrado o segredo

 

Será que ficar com os dedos enrugados é ruim?

 

Segundo especialistas, leva cerca de 3,5 minutos em água morna (40º C) para que as pontas dos nossos dedos comecem a se enrugar. Já em temperaturas mais baixas, de cerca de 20º C, pode levar até 10 minutos. Mas a maioria acredita que são necessários cerca de 30 minutos na água para atingir o enrugamento máximo.

 

 

Como mostra uma matéria da emissora estatal britânica BBC, em estudo de 2003, os neurologistas Einar Wilder-Smith e Adeline Chow, que na época trabalhavam no hospital da Universidade Nacional de Singapura, mediram a circulação sanguínea nas mãos de voluntários, enquanto as mergulhavam na água. Eles concluíram que, à medida que a pele das pontas dos dedos começava a enrugar, havia uma queda significativa do fluxo sanguíneo nas pontas dos dedos.

 

Os pesquisadores afirmam que, quando as mãos são imersas na água, os dutos de suor nos nossos dedos se abrem para permitir a entrada de água, o que gera desequilíbrio dos sais da pele. Essa alteração aciona as fibras nervosas, causando a constrição dos vasos sanguíneos que circulam os dutos de suor. Com isso, há perda de volume na região carnosa da ponta do dedo, puxando a pele da superfície e, aos e distorcer, cria rugas.

 

A osmose (passagem de água para os dutos de suor) pode fazer com que a pele inche cerca de 20% para atingir as rugas que vemos nos dedos molhados, como é o caso dos participantes do BBB 23 durante a atual prova de resistência.

 

Dedos enrugados de participantes do BBB 23 na prova de resistência chama a atenção; será que faz mal?

Fotos: Reprodução

 

Apesar parecer algo ruim, o enrugamento das mãos pode representar uma vantagem evolutiva. Segundo a BBC, cientistas sugerem que essas rugas podem funcionar como os frisos dos pneus durante a chuva ou como as solas antiderrapantes dos calçados. Os canais produzidos pelas rugas ajudam a retirar a água do ponto de contato entre os dedos e o objeto.

 

Isso indica que os seres humanos podem ter evoluído para enrugar os dedos das mãos e dos pés em algum momento da história, o que facilitava a caminhada em lugares molhados ou em para segurar objetos úmidos sem deixar cair.

 

As mãos enrugadas podem ter dado aos nossos ancestrais uma vantagem fundamental para andar sobre pedras molhadas ou segurar nos galhos em dias chuvosos, por exemplo. Ou mesmo para coletar alimentos do mar, como mariscos presos às rochas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ainda não se sabe se o enrugamento dos dedos também é normal em nossos parentes primatas, como os chimpanzés, mas já se verificou que os dedos dos macacos-japoneses – conhecidos por ficarem por longos períodos imersos em água quente – também ficam enrugados, revela a emissora britânica.

 

Fonte: Trendsbr

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.