26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
09/09/2019

Defensoria inicia atendimento aos moradores de Iranduba prejudicados com apagão elétrico

Foto: Divulgação

Atendimento ocorrerá em Iranduba, de 9 a 11 de setembro, e em Manacapuru, de 12 a 14 de setembro

O casal de agricultores Maria da Mota Gomes, 43, e Marivan Ferreira Gomes, 46, estima ter ficado com um prejuízo de mais de R$ 28 mil com o apagão elétrico ocorrido em julho deste ano e que deixou os moradores dos municípios de Iranduba e Manacapuru sem energia por mais de uma semana.

 

“Nossas plantações de maracujá, cebola, cheiro-verde, couve, chicória e laranja secaram porque não tinha como irrigar”, disse Maria, ao ser atendida pelo defensor público Rodolfo Lôbo.

 

O atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) voltado às vítimas do apagão começou a ser realizado nesta segunda-feira (09/09), no PAC de Iranduba.

 

Veja também

 

Técnicos do Ipaam e Sema realizam ação de regularização e educação ambiental, em Apuí

 

Turismo comunitário da RDS do Tupé é apresentado aos participantes do 1º Fórum de Cidades Amazônicas

 

Foto: Divulgação

 

Para o casal, que mora na comunidade São José, no Janauari, mais de dez toneladas de alimentos foram perdidas, deixando por terra um trabalho de mais de um ano de cultivo. “O pior é que a cobrança da energia continua vindo alta, sem descontarem sequer o tempo que ficou sem energia”, explicou Marivan, citando que o fornecimento não está regular, deixando inseguros os agricultores.

 

“Todo prejuízo contabilizado, até o que deixou de vender no comércio, por exemplo, pode ser motivo para ajuizar uma ação na Justiça para reaver o que perdeu”, explicou a defensora pública Juliana Lopes, coordenadora da Defensoria Itinerante, ao estimular os moradores a procurarem o posto da Defensoria que está instalado no PAC de Iranduba.

 

A comerciante Fátima Alencar, por exemplo, disse que as vendas caíram, especialmente de congelados. “As pessoas compram menos porque têm medo que volte a faltar energia”, revelou a comerciante. Para a dona de casa Claudia Moreira Silva, a situação é complexa porque queimou sua geladeira e, desde aquele dia, não conseguiu dinheiro para o conserto. “Vou procurar meus direitos, saber se posso pedir esse dinheiro para pagar minha geladeira”, afirmou.

 

Atendimento - Até a quarta-feira (11/09), a DPE-AM estará no Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) de Iranduba, mas dos dias 12 a 14, estará com equipe também no PAC de Manacapuru, outro município atingido pelo apagão elétrico. “Pessoas que tenham interesse em entrar com ação, ou que tenham dúvida sobre o assunto, pode procurar o posto da Defensoria”, explicou Juliana.

 

Documentos - Os documentos necessários são cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF, comprovante de residência e qualquer documento que comprove os danos sofridos, seja foto, testemunha ou nota fiscal de aparelho danificado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Estão em atendimento no município de Iranduba os defensores Juliana Linhares Lopes, Christiano Pinheiro da Costa, Elias Cruz Lima Junior e Rodolfo Bernardo Lobo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.