15 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
21/05/2024

Deltan Dallagnol alega que STF garante impunidade de corruptos

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol disse em comissão na Câmara que “corruptos não têm mais medo de serem punidos no Brasil”

 Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) garante a impunidade de corruptos no Brasil. A declaração ocorreu nesta terça-feira (21/5), durante discussão sobre os 10 anos da Operação Lava Jato na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

 

“Os corruptos não têm mais medo de serem punidos e praticar a corrupção no Brasil, porque eles têm a certeza de que o Supremo Tribunal Federal vai garantir-lhes a suprema impunidade”, alegou o ex-procurador da Lava Jato.

 

O debate foi proposto pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Kim Kataguiri (União-SP) para “promover um diálogo construtivo e baseado em evidências, que permita compreender de maneira ampla os resultados da Operação Lava-Jato”.

 

Veja também

 

Lula ouve vaias e aplausos em marcha de prefeitos e reforça ações do governo para aplacar cobranças

 

Lula anuncia medidas para aliviar cofres de prefeituras

 

Entenda por que Dallagnol foi cassado e quais são os próximos passosO advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, também marcou presença no encontro desta terça. Ele foi responsável pela defesa de alguns dos acusados da Operação Lava Jato.

 

HISTÓRIA DA LAVA JATO

 

A Polícia Federal (PF) deu início a uma série de investigações sobre doleiros ligados a Alberto Youssef, apontado como responsável por movimentar bilhões com o uso de empresas de fachadas e contas em paraísos fiscais.

 

Em seguida, foram identificadas quatro organizações criminosas que tinham relações e eram comandadas por doleiros. Os policiais descobriram que os grupos utilizavam uma rede de lava jato de carros e postos de combustíveis para as transações, de onde veio o nome da operação.

 

Em março de 2014, a operação ganhou como foco o desvio de dinheiro público nas obras da Petrobras, o que levou a grande repercussão das investigações.

 

Deltan Dallagnol, um dos principais nomes da operação, era procurador da Lava Jato e foi responsável pelas acusações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi condenado a nove anos de prisão pelo então juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

No entanto, em 2021, o STF reconheceu a parcialidade de Moro no caso de obras em um triplex no Guarujá, em São Paulo, que teria sido dado ao petista por uma empreiteira. Para a Corte, Lula não teve os direitos respeitados ao longo dos processos conduzidos por Moro.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.