23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
10/08/2020

DESASTRE! Explosão em rede de gás destrói casas e causa morte em Baltimore. VEJA FOTOS

Foto: Divulgação

Detritos e entulhos após explosão em Baltimore, nesta segunda-feira (10)

Uma explosão na rede de gás natural destruiu três casas geminadas em Baltimore, em Maryland, nesta segunda-feira (10), matando uma mulher e prendendo outras pessoas nos destroços.

 

Pelo menos quatro pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves, enquanto os bombeiros ainda procuram por mais sobreviventes.

 

Dezenas de bombeiros ainda trabalham nas pilhas de entulho. Uma quarta casa na fileira ficou com um rombo e as janelas das casas próximas foram quebradas, deixando a vizinhança coberta de destroços e vidros.

 

Veja também 

 

Protestos crescem no Líbano, manifestantes invadem prédios do governo e ministros renunciam

 

'Impacto será grande', diz Cruz Vermelha sobre explosões em Beirute

 

Explosão em Baltimore nesta segunda-feira (10) — Foto: Julio Cortez/AP

 

 

"É um desastre. É uma bagunça. É inacreditável”, disse Diane Glover, que mora do outro lado da rua. A explosão quebrou suas janelas e arrebentou a porta da frente, dobrando o batente. “Ainda estou abalada”, disse ela horas depois.

 

Quatro dos ocupantes das casas foram levados para hospitais em estado grave, enquanto uma mulher adulta foi declarada morta no local, disse uma porta-voz dos bombeiros. As equipes de resgate examinavam meticulosamente os destroços com as mãos. Cerca de duas horas após a explosão, uma fila de bombeiros removeu uma pessoa em uma maca para uma ambulância que esperava.

 

A porta-voz do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Blair Adams, disse que pelo menos cinco pessoas estavam dentro, talvez mais, quando as casas explodiram.

 

Corpo de Bombeiros retira uma pessoa dos destroços após explosão em Baltimore, nesta segunda-feira (10) — Foto: Julio Cortez/AP

 

“Elas estavam sob os escombros”, disse Adams. “Você tem casas que foram totalmente destruídas... Uma tonelada de entulho no chão. Então, estamos cavando e tentando vasculhar para ver se podemos encontrar quaisquer outros moradores”.

 

Embora a causa não tenha ficado imediatamente clara, o jornal “The Baltimore Sun” relatou no ano passado que perigosos vazamentos de gás se tornaram muito mais frequentes, com quase duas dúzias de descobertas a cada dia, em média, de acordo com relatórios da concessionária às autoridades federais.

 

A Baltimore Gas and Electric Co. (BGE) tem milhares de quilômetros de tubos obsoletos que precisam ser substituídos, um esforço que custaria quase US$ 1 bilhão e levaria duas décadas, disse o jornal.

 

Explosão de gás natural destruiu completamente três casas geminadas em Baltimore — Foto: Jerry Jackson/The Baltimore Sun via AP


A BGE desligou o gás na área imediatamente após receber uma "ligação inicial" do corpo de bombeiros às 9h54 da manhã de segunda-feira, disse a porta-voz da empresa de serviços públicos, Linda Foy.

 

“Estamos no local e trabalhando junto aos bombeiros para tornar a situação segura”, disse ela, sem responder a perguntas dos repórteres. “Assim que o gás for desligado, podemos começar a avaliar a situação com segurança, incluindo inspeções de equipamentos da BGE.”

 

Glover, de 56 anos, e seu pai de 77, Moses Glover, estavam em casa quando a grande explosão sacudiu o imóvel, derrubando um ventilador e alguns de seus DVDs.

 

Foto fornecida pela WJLA-TV mostra a cena de uma explosão em Baltimore nesta segunda-feira (10) — Foto: WJLA-TV via AP

 

“Eu pulei para ver o que estava acontecendo. Olhei pela janela do banheiro e havia uma casa no chão”, disse ela. “Parecia que uma bomba tinha explodido”.

 

Os vizinhos correram em direção aos escombros, chamando por sobreviventes. Kevin Matthews, que mora no quarteirão, disse ao jornal “The Sun” que podia ouvir crianças presas gritando: “Venha nos buscar! Estavam presos!"

 

Bombeiros e policiais apareceram e assumiram o controle.

 

A BGE pediu à Comissão de Serviço Público de Maryland em 2018 para aprovar uma nova infraestrutura do sistema de gás e um mecanismo de recuperação de custos para pagar as atualizações necessárias para fechar os muitos vazamentos do sistema.

 

Corpo de Bombeiros retira uma pessoa dos destroços após explosão em Baltimore, nesta segunda-feira (10) — Foto: Julio Cortez/AP

 

“Fundada em 1816, a BGE é a distribuidora de gás mais antiga do país. Como muitos sistemas de gás mais antigos, a maior parte de sua infraestrutura principal de gás e serviços consiste em ferro fundido e aço puro - materiais que são obsoletos e suscetíveis a falhas com o tempo ”, disse a concessionária.

 

Quando os canos antigos falham, eles tendem a produzir manchetes. No ano passado, uma explosão de gás arrancou a fachada de um complexo de escritórios de Maryland em Columbia, afetando mais de 20 empresas. Ninguém ficou ferido na explosão, que aconteceu na madrugada de um domingo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Em 2016, uma ruptura da rede de gás forçou a evacuação do Tribunal do Circuito do Condado de Baltimore. A Under Armour Inc. teve que evacuar seu escritório em Baltimore após uma ruptura da rede de gás em 2012.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.