29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
19/03/2021

Descubra a melhor rotina de skincare para cada tipo de pele

Foto: Reprodução

Quantos passos preciso seguir? É ideal trocar os produtos com a troca de estação? Essas e outras dúvidas são esclarecidas por especialista!

Higienizar, tonificar, hidratar e proteger! Sabemos que o passo a passo de limpeza e aplicação dos dermocosméticos na pele pode ser infinito, mas será que isso é realmente necessário? Para a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clinica Vanité, uma rotina diária de cuidados tem passos básicos, mas cada pessoa apresentará necessidades específicas.

 

Higienizar, tonificar, hidratar e proteger! Sabemos que o passo a passo de limpeza e aplicação dos dermocosméticos na pele pode ser infinito, mas será que isso é realmente necessário? Para a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clinica Vanité, uma rotina diária de cuidados tem passos básicos, mas cada pessoa apresentará necessidades específicas.

 

Você sabe qual é a ordem correta de aplicar os produtos? Essa e as principais dúvidas sobre a sua rotina de skincare a médica esclarece a seguir.

 

Veja também 

 

Coenzima Q10, a aliada perfeita para uma pele bonita

 

Blunt cut bob: o corte em alta que é pura sofisticação. VEJA

O que não pode deixar de ter em uma rotina de cuidados diários com a pele?

 

Independentemente do tipo de pele ou idade, existem três passos básicos para todos os indivíduos: limpar, hidratar e proteger. Para remover as impurezas, lance mão de sabonetes e água micelar. Use tônicos faciais e equilibre o PH da pele. A hidratação vai de acordo com cada tipo de pele. Finalize com filtro solar. De acordo com a necessidade da cútis, podemos indicar o uso dos dermocosméticos, como antioxidantes e ativos antienvelhecimento.

 

Skincare (Foto: Envato Elements)

 

Pessoas com peles oleosas ou secas podem ter a mesma rotina de cuidados?

 

Elas podem ter os mesmos passos dentro da sua rotina, usando produtos específicos para o tratamento de cada característica. Limpar, hidratar e proteger se mantém, mas com a diferenciação quanto à indicação do controle da oleosidade.

 

Skincare (Foto: Envato Elements)

 

O clima influencia nessa rotina? Devemos mudar o skincare de acordo com cada estação do ano?

 

O clima pode, sim, influenciar a nossa rotina. Pessoas que têm tendência à pele seca podem piorar o quadro ao longo do inverno e talvez precisem fazer uso de ativos hidratantes de maior potência. Na cútis oleosa é feito um controle agressivo no verão, que também pode sofrer alterações no clima mais ameno. Com a ajuda de um profissional capacitado, ajuste o skincare durante as estações do ano.

 

Existe algum produto que é indicado para todas as idades?

 

Os produtos indicados para todas as idades e indispensáveis são o sabonete e o filtro solar. É importante criar hábitos para uma boa rotina de limpeza e de fotoproteção, isso porque devido à poluição das cidades, se não tivermos tais medidas, podemos até acelerar o envelhecimento da pele.

 

Skincare (Foto: Envato Elements)

 

Qual é a idade certa para começar os cuidados de skincare?

 

Não existe idade certa para começar os cuidados de skincare, já que isso vai da necessidade de cada um. Eu considero essencial a partir dos 20 anos, mas já vemos muitos jovens na puberdade que precisam iniciar os cuidados por conta de alterações hormonais. Podemos orientar uma rotina mais básica de limpeza, hidratação e fotoproteção para peles normais e uma específica para as acneicas.

 

O skincare precisa ter quantas etapas? Quais produtos não podem faltar?

 

A rotina de cuidados com a pele não precisa ser longa e isso vai de acordo com a necessidade de cada um. Por exemplo, se for para controlar patologias ou dar ênfase no rejuvenescimento, terá mais passos, mas você não abrirá mão da limpeza, hidratação e da fotoproteção. O excesso de ativos no rosto pode contribuir para a irritação e sensibilidade da cútis. Orientamos até cinco etapas: limpar, tonificar, tratar, hidratar e fotoproteger.

 

Skincare (Foto: Envato Elements)

 

A maquiagem influencia na rotina de cuidados? Ela pode fazer parte também?

 

Ela não influencia porque é algo que você faz no final. Mas, hoje em dia, a maquiagem também pode fazer parte da rotina de cuidados porque muitas têm proteção solar e produtos com mais de uma função. Também temos alguns ativos antioxidantes, como vitaminas que ajudam no skincare. Não podemos esquecer que após o uso, precisamos limpar a pele corretamente com agentes orientados pelo dermatologista.

 

Usar maquiagem todo dia estraga a pele? Qual é a melhor maneira de remover os resíduos deixados por ela?

 

Não estraga a pele e pode ser até uma aliada porque hoje em dia muitas têm ativos que foram mencionados anteriormente. No entanto, os danos podem surgir caso você não faça a limpeza corretamente após o uso ou use produtos muito oclusivos, que acabam piorando quadros de acne e rosácea, por exemplo. Nesses casos, você precisa se adaptar e lançar mão de algo mais leve na cútis.

 

Skincare (Foto: Envato Elements)

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A melhor maneira de remover os resíduos é com sabonete específico ou água micelar, que não altera o PH da derme. Os tônicos também mantém uma barreira eficaz, sem alergias, infecções e inflamações, e fazem uma limpeza profunda. Podemos utilizar um tônico com ação calmante, secativa, hidratante, entre outras que ajudam no controle dessas patologias. 

 

Fonte: Quem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.