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21/11/2020

Descubra como a ansiedade pode estar sabotando a sua dieta

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Foto: Reprodução

Especialista dá dicas para ajudar a controlar o problema e potencializar o emagrecimento!

Só de ouvir falar em cortar doces e gorduras do cardápio você já começa a ficar impaciente e angustiada, pensando no que poderá ou não comer? A ansiedade ao seguir uma dieta de emagrecimento, muitas vezes, cria a compulsão por se alimentar de forma exagerada – e até mesmo sem ter fome.

 

Perder peso não é algo fácil, nem acontece do dia para a noite. No entanto, é possível aprender a lidar melhor com essa sensação e manter uma dieta sem ansiedade . Seguindo as dicas da psicoterapeuta Cecília Zylberstajn, o processo pode ficar muito mais tranquilo e saudável . É importante lembrar elas são apenas complementares, não dispensando tratamento médico e psicológico em casos de transtornos e distúrbios alimentares. Saiba mais!

 

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Descubra como a ansiedade pode estar sabotando a sua dieta

 

1. Procure não comer com pressa, sentada no sofá ou vendo televisão. Nada deve atrapalhar nem tirar sua concentração na hora da refeição, caso contrário, você não prestará atenção no que está consumindo e, quando perceber, já terá passado da conta.

 

2. Priorize uma dieta composta por alimentos que atuam contra a ansiedade. Bons exemplos são laranja, camomila, espinafre, semente de girassol e muitos outros.

 

3. Evite encarar doces e alimentos calóricos como “proibidos”. Isso torna a dieta um martírio e, cedo ou tarde, você cederá à tentação de comer alimentos fora do cardápio recomendado. O ideal é ingerir de tudo, mas com bastante moderação.

 

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4. Não resistiu ao bombom ou àquele hambúrguer apetitoso? Tudo bem, o importante é evitar repetir o deslize e, muito menos, adiar a dieta para a semana seguinte.

 

5. Não pule refeições, nem fique muito tempo sem comer. Isso faz o organismo estocar gordura e leva você a extrapolar da próxima vez. O ideal é manter intervalos de três horas entre uma refeição e outra.

 

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Fotes: Reproduções

 

6. Exercícios físicos auxiliam não apenas na hora de manter a boa forma, mas também descarregam a tensão e liberam os hormônios do bem-estar no organismo. Meditação e ioga também são boas opções para relaxar.

 

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7. Se for o caso, procure a ajuda de um psicólogo para superar os problemas pessoais que podem resultar na compulsão alimentar e, assim, superar a ansiedade na dieta!

 

Fonte: IG 

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