18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/07/2021

Descubra se o morango, a fruta da vez, engorda ou emagrece

Foto: Reprodução

Fruta é queridinha dos brasileiros, e traz vários benefícios para a saúde do corpo. Saiba se ela pode ajudar em dietas de emagrecimento

Além de trazer vários benefícios para a saúde, o morango é uma das frutas mais queridas do brasileiro e um eficiente aliado para o emagrecimento. O morango contém calorias negativas, é rico em vitamina C, folato e compostos fenólicos, que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. 

 

A fruta ainda é cheia de fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo as calorias ingeridas e favorecendo a perda de peso. Também é rica em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial.

 

O sabor leve e marcante do morango o torna umas das frutas mais versáteis, adequado para ser incluído em receitas de sobremesa ou de saladas.

 

Veja também 

 

Vida saudável! Descubra os incríveis benefícios da uva

 

O exercício simples que você pode fazer em casa para turbinar seu cérebro

 

Uma porção de 100 gramas da fruta tem cerca de 30 calorias.

 

1. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares


O alimento é rico em fibras e incorporá-lo na alimentação ajuda a reduzir os riscos de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), doenças arteriais e auxilia o fortalecimento do sistema imune.

 

2. Melhora a capacidade mental


O zinco presente no morango estimula as habilidades de pensamento, a vitamina C, a agilidade mental, já a vitamina B reduz os níveis de homocisteína que podem contribuir para a doença do Alzheimer.

 

3. Combate a obesidade


As proteínas, fibras e gorduras boas presentes no morango causam sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimento a ser consumida e aumentando o intervalo de tempo entre uma refeição e outra. É o efeito inibidor da fome que combaterá a obesidade.

 

A zeaxantina é um carotenoide responsável por dar a cor vermelha à fruta e está presente tanto no morango como no olho humano. Quando ingerido, este composto ajuda a proteger o olho da luz solar e dos raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de cataratas no futuro, por exemplo.


5. Ajuda a conservar a pele firme


A vitamina C presente no morango é um dos principais componentes que o corpo utiliza para a produção de colágeno, substância responsável pela firmeza da pele.

 

6. Fortalece o sistema imune


Os morangos são ricos em vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar a produção de células de defesa, fortalecendo a resistência natural do corpo a infecções, como gripes ou resfriados, por exemplo.

 

Como desinfectar os morangos


Os morangos devem ser desinfectados no momento em que serão consumidos. Lavá-los antes pode modificar a cor, o sabor ou consistência deles. Para fazer uma correta desinfecção da fruta deve-se:

 

Lavar os morangos com bastante água, sem retirar as folhas;


Colocar os morangos num recipiente com 1 litro de água com 1 xícara de vinagre;


Lavar os morangos com a mistura de água e vinagre por 1 minuto;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  


Retirar os morangos e secar numa folha de papel toalha. (Com informações do portal Tua Saúde)

 

Fonte: Metrópoles 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.