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14/09/2021

Desinche já! 6 dicas para acabar com a retenção de líquido

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Foto: Reprodução

Retenção de líquido

Você está quieta no seu canto, sem comer nada. E, ainda sim, sente-se inchada? A culpa pode estar na retenção de líquidos.

 

A retenção de líquidos é a causa mais comum do inchaço, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo. Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada.

 

O inchaço pode ter várias origens: excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo.

 

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São muitos os fatores que provocam o inchaço, entre eles nossa própria alimentação. E é por aí que vamos começar a aliviar este peso extra.

 

Reduza o sódio do cardápio – Alimentos ricos em sódio promovem a retenção de líquidos. Não acrescente sal as refeições e evite o consumo de alimentos industrializados.

 

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Equilibre fibras e líquidos – O excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços.

 

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Evite bebidas gaseificadas – Os gases presentes dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios.

 

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Não exagere nas refeições – Comer muito sobrecarrega o trato gastrointestinal, dificultando a digestão.

 

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Beba mais chá – Ajudam a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa e hibisco.

 

Beba chá - Rádio Aratiba Am 900 de Aratiba - RS - Brasil

 

Cuidado com os alimentos produtores de gás – consuma com moderação brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

 

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Fotos: Reprodução

 

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É importante saber que retenção de líquido, principalmente fora do período de TPM, pode ser sintoma de algum problema de saúde. Por isto, não é recomendado tomar nenhum tipo de medicação sem orientação médica. Se você tem inchaços frequentes nas pernas e pés marque uma consulta para avaliar se não há algo mais grave.

 

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São dicas simples! Basta incorporar no seu dia a dia! 

 

Fonte: Pitacos e achados

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