17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/03/2022

Desmitificando: tomar banho após a refeição faz mal?

Foto: Reprodução

Quem nunca ouviu a avó ou a mãe dizer: “não pode tomar banho depois do almoço”? Esse é um conselho comum, mas que frequentemente é considerado um mito popular, diferentemente de quando é uma questão com respaldo científico. A verdade é que as mamães e as vovós estavam certas: o banho influencia o sistema nervoso autônomo, e consequentemente, interfere no processo digestivo.

 

A relação desarmônica entre banho e refeições (principalmente as pesadas) provém do funcionamento do sistema nervoso central, que regula também o sistema digestório. Após as refeições, o organismo prioriza o processo de digestão.

 

Nesta ação natural do corpo, o sistema nervoso autônomo é ativado via sistema nervoso entérico para direcionar a produção de hormônios e volume de sangue para o processo digestivo.

 

Veja também 

 

Homem trans se arrependeu de sua transformação e volta a ser mulher

 

Em fenômeno raro, mãe dá à luz duas bebês com 5 dias de diferença; elas não são gêmeas

Quando o corpo humano sofre uma mudança de temperatura, o sistema autônomo também é ativado: mas dessa vez, ele prioriza a regulação da temperatura corporal. Então, ao invés do organismo priorizar a digestão, o corpo prioriza a regulação da temperatura corporal — e isso não dá certo. É como tentar realizar duas tarefas árduas que exigem atenção ao mesmo tempo: o resultado final é desarmônico e provavelmente nenhuma delas será concluída com plena eficiência.

 

Mas o que acontece se tomar banho após as refeições?


Existe a possibilidade de provocar um choque térmico, dispepsia ou desencadear síncope cardiorrespiratória, fenômeno ocasionado por uma repentina diminuição da circulação sanguínea no cérebro, que pode provocar o desmaio súbito.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Portanto, para evitar qualquer tipo de risco, o indicado é evitar alterações bruscas de temperatura (e consequentemente o banho) após as refeições. Dessa forma, o seu organismo irá centralizar a circulação sanguínea no processo digestivo e não na regulação da temperatura temporal. O indicado é aguardar no mínimo 30 minutos após a refeição para tomar uma ducha. 

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.