20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/03/2020

Detran-AM muda atendimento e recomenda uso dos serviços digitais durante período de prevenção do coronavírus

Foto: Divulgação

Detran-AM muda atendimento e recomenda uso dos serviços digitais durante período de prevenção do coronavírus

Pensando no bem-estar dos usuários e de seus colaboradores, por conta da circulação do novo coronavírus (Covid-19), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) adota mudanças no atendimento ao público a partir desta quarta-feira (18/03). Em média, 5 mil pessoas recebem atendimento por dia no Departamento.

 

As mudanças estão em uma portaria publicada pelo diretor-presidente Rodrigo de Sá Barbosa, que já está em vigor e que altera o atendimento tanto em Manaus quanto no interior do estado. A determinação segue as linhas do Decreto n° 42.061, assinado na segunda-feira (16/03) pelo governador Wilson Lima, que estabelece a adoção de medidas preventivas para evitar a circulação do Covid-19 no estado do Amazonas.

 

O que muda – Os agendamentos para atendimento presenciais relativos aos serviços de habilitação e de veículos sofrerão ampliação no intervalo entre as vagas. Atualmente, entre um atendimento e outro, há um intervalo de mais ou menos seis minutos. Agora ele será de aproximadamente 15 minutos, para reduzir o fluxo de pessoas.

 

Veja também

 

Universidade Nilton Lins suspende Feira Regional e atividades acadêmicas presenciais temporariamente

 

ADS suspende realização de Feiras de Produtos Regionais em Manaus por 15 dias

 

Também foram suspensos, por 30 dias, todos os calendários de exames teóricos na capital e no interior do estado, além de todos os cursos e treinamento realizados pelo Detran-AM. Em relação aos exames práticos de direção veicular, a suspensão será apenas para o interior do estado, em virtude da proibição de deslocamento das bancas examinadoras.

 

Ainda na capital, os exames práticos de direção deverão ter o volume de atendimento reduzido em 50% a partir de 5 de abril.

 

Outra alteração é referente ao prazo para a realização de exames médicos e psicológicos. A partir de hoje, ele será de 60 dias a contar da data da guia de pagamento relativa ao exame.

 

Nesse período, o acesso de pessoas tanto à sede do Departamento quanto aos Postos de Atendimento dos shoppings Via Norte, Cidade Leste e Ponta Negra ficará restrito apenas aos usuários que solicitaram o serviço. Acompanhantes só serão permitidos em caso de necessidade de locomoção.

 

 

“Estamos adotando essas medidas para resguardar a saúde e o bem-estar tanto de nossos servidores quando de nossos usuários”, afirmou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.


Serviços digitais – Atualmente, a maior demanda de atendimento do Detran-AM é para expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que responde por 64% dos serviços presenciais. E esse é um serviço que pode ser feito totalmente on-line.

 

“O Detran-AM foi um dos pioneiros na emissão do CRLV de forma eletrônica, implantado a ferramenta em fevereiro deste ano. Atualmente, o usuário consegue emitir todas as taxas de licenciamento de maneira on-line e, após pagá-las, pode, inclusive, imprimir em uma impressora comum o documento”, lembrou o diretor-presidente do órgão.

 

O processo é simples e rápido, bastando ao usuário acessar o site do Detran Digital (www.digital.detran.am.gov.br) e seguir as etapas.

 

O usuário pode, ainda, baixar um manual com o passo a passo para emissão do CRLV digital, disponível no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br).

 

Fotos: Reprodução

 

Outro documento que pode ser obtido de maneira digital é a CNH. Porém, para obtê-la, é necessário cumprir algumas etapas presenciais, como exames de saúde, foto e biometria.

 

“Essas etapas são obrigatórias, mas no caso da emissão da segunda via e renovação da CNH, a pessoa não vai precisar vir aqui para tirar a foto e coletar a biometria. Nós vamos usar as informações já existentes em nosso banco de dados. Porém, essa é uma medida que só irá funcionar enquanto a portaria estiver em vigor”, explicou Rodrigo de Sá.

 

Cumpridas essas etapas, basta o condutor emitir a CNH pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível na Apple Store (iOS) e Play Store (Android). Depois de baixá-lo, é só seguir os passos indicados.

 

Blitze de trânsito – Nesse período de 30 dias em que a portaria estiver em vigor, todos os agentes de trânsito do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) vão utilizar luvas e máscaras para fazer as abordagens.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os testes de alcoolemia, a partir de hoje, serão feitos com um bocal descartável, que virá embalado e será aberto pela pessoa abordada.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.