14 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
28/03/2024

Deu certo! Sonda japonesa sobrevive a mais uma longa e gelada noite na Lua

Foto: Intuitive Machines

Após sobreviver a duas noites lunares, o módulo de pouso SLIM, do Japão, voltou a enviar dados para a Terra

No início da semana, o Olhar Digital noticiou que a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) fez um anúncio surpreendente: a possível reativação do módulo de pouso SLIM (sigla para Nave Inteligente para Investigação da Lua).

 

E agora está confirmado: o dispositivo realmente sobreviveu a duas longas e frias noites lunares e já voltou a trabalhar!Com a esperança de que a luz solar atual fosse suficiente, a JAXA começou o processo de reinicialização do SLIM na terça-feira (26), conforme revelado pela agência no X (antigo Twitter).

 

Para alívio da equipe da missão – e para a ciência lunar como um todo – a reativação foi bem-sucedida, e o equipamento já transmitiu uma nova imagem de volta à Terra, divulgada pela JAXA nesta quinta-feira (28).

 

Veja também 

 

Médicos realizam o 1º transplante de rim de porco em um ser humano

 

Amazonas mapeia demandas para fortalecer CT&I e fazer propostas ao Governo Federal

“Ontem à noite, recebemos uma resposta da sonda SLIM, confirmando que a espaçonave atravessou a noite lunar pela segunda vez! Como o Sol ainda estava alto e o equipamento ainda estava quente, só tiramos algumas fotos do cenário habitual com a câmera de navegação”.

 

Neste link, é possível ter uma visão 360º da sala de controle da missão no momento em que a resposta da sonda foi confirmada. O mesmo não se pode dizer sobre o módulo de pouso Nova-C (nesta versão, apelidado de Odysseus), a primeira espaçonave da iniciativa privada a conseguir pousar na Lua.

 

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a sonda da empresa norte-americana Intuitive Machines não voltou a funcionar quando tornou-se dia novamente por lá, tendo decretado oficialmente o fim de sua missão.De qualquer forma, o equipamento fez história, representando o retorno dos EUA ao satélite natural da Terra após mais de meio século, desde a missão Apollo 17 em 1972.

 

A missão SLIM não apenas representa o ingresso do Japão na corrida espacial do século 21 (que passou a ser o quinto país a pousar na Lua, após EUA, União Soviética, China e Índia), como também demonstra avanços tecnológicos revolucionários.Com a nova técnica de pouso de precisão inaugurada pela sonda japonesa, que é apropriadamente apelidada de “sniper” (atirador de elite), futuras descidas poderão ser feitas em áreas menores e terrenos irregulares.

 

 Foto: Intuitive Machines

 

Após o pouso bem-sucedido, dois pequenos rovers foram implantados. O Veículo de Excursão Lunar 1 (LEV-1), equipado com câmera e instrumentos científicos, utiliza um mecanismo de salto para navegar na Lua. Por sua vez, o Veículo de Excursão Lunar 2 (LEV-2), uma esfera do tamanho da palma da mão, se divide ao tocar a superfície, permitindo movimento por rotação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Projetada para pousar dentro de apenas 100 metros da cratera Shioli, ao sul do equador lunar, a sonda SLIM utilizou uma tecnologia de navegação baseada em visão, que a permitiu pousar a 55 metros do alvo.O método inovador compara imagens da superfície lunar com padrões de crateras em mapas desenvolvidos pela JAXA, facilitando a identificação de áreas de interesse. 

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.