26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/05/2023

Dia das mães: 9 curiosidades sobre a data que você não sabia

Foto: Divulgação

Filme que Paulo Gustavo interpreta a a mãe, Minha mãe é uma peça 3 é a maior bilheteria da história do cinema nacional

No próximo domingo (14) será comemorado mais um dia das mães em grande parte do mundo.

 

Famosa por ser um bom dia de vendas e motivo de reunião da família no domingo, a data tem diversas curiosidades, assim como as mães.

 

Confira abaixo algumas curiosidades

 

Veja também

 

6 ruas pelo mundo que chamam a atenção dos turistas

 

Cientistas descobrem por que algumas pessoas têm um nariz grande

 

ORIGEM DA COMEMORAÇÃO FOI NOS EUA

 

Uma mulher é a grande responsável pelo segundo domingo de maio ser conhecido como o dia das mães: Ann Jarvis. Durante toda a sua vida, Jarvis dedicou-se ao trabalho social e com o fim da Guerra Civil norte-americana ela se empenhou em realizar ações que buscavam reconciliar pessoas.

 

Ela idealizou, então, o Dia das Mães Pela Amizade, que buscava reunir famílias que haviam lutado em lados opostos durante a guerra.

 

Ann faleceu no dia 5 de maio de 1905. Sua filha, Anna, teve a ideia de homenageá-la com uma data especial. Em 1910 o estado da Virgínia Ocidental resolveu adotar o segundo domingo de maio como o dia das mães. Em 1914 ela foi implementada em todo o país.

 

DIA DAS MÃES NO BRASIL

 

Apesar de só comemorar a data de modo oficial a partir de 1932, com um decreto emitido pelo então presidente Getúlio Vargas após pressão do movimento feminista, o primeiro registo dessa comemoração no Brasil ocorreu anos antes, em 1918, em Porto Alegre.

 

OUTRAS DATAS PELO MUNDO

 

Apesar de grande parte do mundo adotar esse modelo norte-americano de comemorar a data no segundo domingo de maio, há algumas diferenças entre os países.

 

Na América Central, por exemplo, México, Guatemala e El Salvador comemoram a data sempre no dia 10 de maio. Na Eslovênia o dia escolhido foi 25 de março. Na Argentina ela é comemorada no terceiro domingo de outubro e, na Rússia, no último domingo de novembro.

 

PRESENTES MAIS BUSCADOS EM 2022

 

As pessoas também estão mais propícias a comprar nesse dia das mães do que no ano passado. De acordo com pesquisa feita pelo Mercado ADS em parceria com a Ipsos, 80% dos entrevistados vão comprar alguma coisa para a mãe, contra 50% em 2021.

 

Entre as categorias com mais intenção de compra dos usuários estão: moda (51%), celulares e acessórios (27%) e eletrodomésticos (24%).

 

DIA DAS MÃES É FERIADO?

 

Apesar de cair sempre no domingo, existe a dúvida se a data faz parte dos feriados do país e, com isso, ser paga em dobro para quem precisar trabalhar. A resposta é não. Assim como o dia dos pais.

 

MÉDIA DE IDADE DAS MÃES NO BRASIL

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cada vez mais mulheres decidem ser mães somente depois dos 30 anos no Brasil. No entanto, a faixa de 20 a 29 anos é onde se concentra a maior faixa dekas, com 48,3%.

 

Entre 2009 e 2019, a queda de mães com até 19 anos foi de 23,6%. No mesmo período, aumentou em 27,5% o número de mulheres que deram à luz entre os 30 e os 34 anos. Já entre os 35 e os 39 anos o aumento foi de 63,6%.

 

MENOS MÃES NA PANDEMIA

 

O primeiro ano da pandemia de Covid-19, 2020, foi aquele em que o Brasil teve menos nascimentos em 26 anos. De acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) do Ministério da Saúde, foram 2.687.651 recém nascidos no ano, contra 2.849.146 em 2019. Queda de 5,66%.

 

Segundo o Sinasc, as maiores quedas foram nos meses de novembro e dezembro, exatamente nove e dez meses depois de o coronavírus ser confirmado no Brasil.

 

SALÁRIO MENOR DO QUE MULHERES SEM FILHOS

 

Um relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho mostrou que em 2019 as mulheres com filhos ganhavam 7,7% a menos do que as sem filhos. Enquanto isso, homens com filhos acabam ganhando um bônus de 7%.

 

MÃES NO CINEMA

 

Personagens maternas são sempre bem retratados pelo cinema nacional e internacional. Grandes diretores como Pedro Almodóvar sempre têm nas mães grandes personagens em seus filmes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No Brasil, uma das principais personagens do humorista Paulo Gustavo era Dona Hermínia, mãe de família baseada em sua própria progenitora. “Minha mãe é uma peça 3”, lançado em 2019, com Dona Hermínia como personagem principal, é a maior bilheteria da história dos filmes nacionais no país, com R$143 milhões conquistados.

 

Fonte: Isto É Dinheiro

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.