NOTÍCIAS
Manaus
Dia do Trabalhador Rural: A luta e o orgulho de produzir no coração do Amazonas
Foto: Arthur Castro/Secom

Neste domingo (25/05), Dia do Trabalhador Rural, o Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), destaca as ações realizadas, desde 2019, para fomentar e modernizar associações agrícolas, com o objetivo de melhorar e facilitar o trabalho de quem depende da produção no campo para gerar renda.

 

Um dos exemplos é a Associação Comunitária e Produtores Rurais São João, localizada no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), que recebeu um investimento de R$229.980.

 

A instituição foi beneficiada com tratoritos, triturador, fornos, podadores, casas de farinha, perfuradores de solo, além de outros equipamentos e materiais permanentes que, segundo os produtores, transformaram a rotina de produção local.

 

Veja também

 

Manaus inicia substituição de tampas de bueiro por modelos de plástico

 

UGPE apresenta Trabalho Técnico Social (TTS) às famílias do futuro Complexo Habitacional Cachoeira Grande

 

 

Moradora da comunidade, a trabalhadora rural Flávia Souza e sua família produzem maracujá e a polpa do fruto no sítio em que moram, desde 2018. O cultivo, além de ser uma fonte de renda, representa uma conexão direta com o alimento que chega à mesa dos amazonenses.

 

 

Aos 37 anos, Flávia conta que o trabalho diário é desafiador e cansativo, mas que também se torna algo a ser apreciado por eles. “A gente precisa trabalhar. É um processo cansativo, mas é gratificante.

 

Trabalhadora Rural Janete Nascimento

 

Somos nós que levamos esse alimento até a mesa dos consumidores”, diz a produtora com orgulho. Em abril deste ano, a colheita de maracujá da cultivadora chegou a três toneladas.

 

Apesar das dificuldades, os frutos do trabalho irão aparecer aos poucos. Segundo Flávia, ainda que de forma lenta, a produção ainda irá proporcionar algumas conquistas pessoais. “Ainda estamos no processo, a gente vai trabalhando aos poucos para ter o nosso ganho e é uma satisfação sermos produtores”, frisou.

 

 

Assim como a Flávia, Janete Nascimento também trabalha na Comunidade São João e produz, através da agricultura familiar, pepino, pimentão, maxixe, tomate-cereja, coentro, entre outros.

 

 

Apesar de aposentada aos 58 anos de idade, a trabalhadora conta que ser produtora rural é muito gratificante. Janete divide as funções na produção com seu marido, filho e nora.

 

O filho fica responsável por vender os produtos nas feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e é através disso que a família garante a sua renda.

 

Trabalhadora rural Flávia Souza e seu marido Aroldo Fontes

 

A produtora começou a trabalhar aos 8 anos de idade, com seu tio e sua avó, e afirma que começou a ter apreço pela profissão desde essa época. Em 2024, foram colhidas quatro toneladas de pepinos da agricultura de Janete e sua família e neste ano, ainda em cultivo, a família espera colher aproximadamente duas toneladas.

 

A produtora ainda agradece o incentivo do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) que contribuem para o seu trabalho no campo. “É bom demais, é uma ajuda boa que a gente teve porque no início era mais difícil. Era manual e agora está mais prático e mais fácil”, enfatiza.

 

Fotos Arthur Castro/Secom

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Histórias como a de Flávia e Janete ressaltam a importância dos pequenos produtores, que enfrentam desafios diários para garantir o alimento fresco e saudável que abastece feiras, mercados e a vida de tantas famílias no Amazonas e em todo o Brasil.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.