Aumento da inclusão digital exige mais cuidado com a segurança online dos idosos
No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) chama atenção para um fenômeno crescente: a inclusão digital dos idosos.
De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE em agosto de 2024, o uso da internet por pessoas acima de 60 anos tem aumentado rapidamente, com 86% dessa faixa etária já conectada.
Contudo, essa maior conectividade também os torna mais vulneráveis a golpes digitais e fake news. A especialista em segurança da informação da Prodam, Lilian Gibson, destaca que a falta de familiaridade com a tecnologia e a credibilidade alta deixa os idosos mais expostos a golpes digitais, reforçando a necessidade de educação digital.
Veja também
Empresária morreu por embolia pulmonar após cirurgias plásticas, e família denuncia negligência
Pai é morto a facadas após homem discutir com a filha dele em Goiás
“É fundamental promover a inclusão digital de forma segura. Os idosos precisam de orientação para navegar com confiança e evitar armadilhas virtuais. A tecnologia deve ser uma aliada, e não um risco para a qualidade de vida na melhor idade”, comenta Lilian.
SEGURANÇA
Para garantir uma experiência digital segura, Lilian recomenda medidas simples, como desconfiar de links desconhecidos em redes sociais, sempre conferir notícias alarmantes ou muito vantajosas, não fazer depósitos ou pix sem antes conferir o destinatário por outros meios, utilizar senhas fortes e manter aplicativos sempre atualizados.
Foto: Divulgação Funati/ Divulgação Prodam
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“Nunca acreditar em ofertas milagrosas e jamais compartilhar dados bancários ou senhas por telefone, e-mail ou redes sociais são comportamentos que todos devem adotar no ambiente digital, idosos ou não”, destacou.