25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
15/03/2023

Dia mundial do careca: 7 fatos pouco conhecidos sobre a calvície

Foto: Reprodução

Celebrado anualmente no dia 14 de março, o Dia Mundial do Careca pode até soar piada, mas é uma data real, criada com o objetivo de enaltecer homens e mulheres que assumiram a calvície. Muitas são as pessoas que ficaram famosas desfilando o topo de suas cabeças descabelados, demonstrando que não possuir cabelo está longe de ser um sinal de fraqueza.

 

Pacifistas como Mahatma Gandhi, cientistas como Charles Darwin, atletas como Zinedine Zidane e artistas como o dramaturgo William Shakespeare e o cantor Seal são reconhecidos pelo poder de suas carecas. Agora que você já sabe que exista uma data específica para celebrar a falta de cabelos, que tal conhecer alguns fatos curiosos sobre a carequice? Confira.

 

Veja também

 

Dia do Consumidor. 5 curiosidades sobre a data

 

1. A PRINCIPAL CAUSA É A ALOPECIA ANDROGENÉTICA

 

O nome é diferentão e parece saído diretamente de um roteiro de cinema, mas o nome pelo qual a principal causa de ausência de cabelos na cabeça é conhecido cientificamente é alopecia androgenética. É um misto de fatores genéticos com a presença de hormônios masculinos.

 

Nada mais é que a transformação de testosterona em um andrógeno conhecido como di-hidrotestosterona (DHT), que ataca os folículos pilosos, encolhendo-os, até que eles caiam e parem de crescer.

 

2. QUEDA DE CABELOS É BASTANTE COMUM EM HOMENS

 

(Fonte: Unsplash)

 

Isso ocorre em virtude da calvície ser uma condição associada à presença da testosterona no organismo, bem como de outros hormônios sexuais masculinos. Um estudo da American Hair Loss Association apontou que, até os 50 anos, cerca de 85% dos homens acabam com os cabelos significativamente ralos.

 

3. HOMENS SÃO OS MAIS AFETADOS, MAS NÃO OS ÚNICOS

 

Ainda que raros, os casos de alopecia androgenética também ocorrem em mulheres. Como a quantidade de testosterona que produzem é menor que em homens, a calvície feminina, quando ocorre, é menos drástica. Em geral, os cabelos ficam finos, de modo particular no topo da cabeça, o que torna o couro cabeludo visível em casos mais avançados.

 

4. HÁ VÁRIAS CAUSAS PARA A CALVÍCIE

 

(Fonte: Unsplash)

 

Como explicamos no primeiro tópico dessa lista, fatores a calvície androgenética é a principal causa para a doença, mas não a única. A calvície pode ser resultado de areata (fatores autoimunes), congênita, traumática, neurótica, medicamentosa, seborreica, etária, alérgica ou pela ausência de ferro na alimentação.

 

5. EXISTEM TRATAMENTOS EFICAZES CONTA A QUEDA DE CABELO

 

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando perda de cabelo, é importante saber que é possível reverter o quadro, mas isso precisa ser feito o quanto antes. Os primeiros sintomas aparecem, geralmente, entre os 17 e 23 anos.

 

O dermatologista pode solicitar uma tricoscopia, exame que examina o couro cabeludo para saber a dimensão da perda de cabelo. A partir daí, ele determinará um tratamento, provavelmente com um dos medicamentos entre os mais populares:

 

Minoxidil
Finasterida
Dutasterida
Cortisona
Retinol
Fórmulas tópicas compostas
Laser
Cirurgia de transplante capilar

 

6. RETARDAR A QUEDA DE CABELO É MAIS EFICAZ DO QUE FAZÊ-LO CRESCER

 

Quando de diz da importância de consultar um dermatologista caso note aumento na queda de fios de cabelo é porque os tratamentos atualmente existentes são mais eficazes em recuperar a estrutura de seus folículos pilosos do que fazer novo cabelo crescer.

 

7. ASSUMIR A CALVÍCIE MELHORA A SAÚDE MENTAL

 

(Fonte: Unsplash)

Fotos: Reprodução

 

Por décadas, homens com calvície e/ou carecas eram diagnosticados com baixa autoestima, em grande parte por alimentarem percepções negativas a respeito de sua aparência. A situação modificou nos últimos anos, especialmente com personalidades assumindo a careca e a calvície sem vontade de escondê-la.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Nomes como Steve Jobs, Jeff Bezos, Samuel L. Jackson, Kelly Slater e Usain Bolt foram fundamentais em fazer com que outros homens entendessem que era possível serem vistos como inteligentes e bem-sucedidos, mesmo com poucos ou nenhum cabelo.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.