30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/04/2023

Dieta para colesterol alto: 3 dicas de alimentação para diminuir as taxas

Foto: Reprodução

Peixe e salada são pratos saborosos e perfeitos para quem precisa ingerir menos gordura.

O colesterol alto é uma das principais preocupações com a saúde que surgem quando um indivíduo não se alimenta de forma equilibrada ao longo da vida.

 

A condição é silenciosa e seus sintomas - dor de cabeça, fadiga e falta de ar - podem ser facilmente confundidos com o cansaço do dia a dia. Sem que haja uma mudança na alimentação, diversos problemas de saúde relacionados à circulação sanguínea podem ocorrer.

 

O ideal é não esperar por isso para iniciar uma dieta para colesterol alto. O que fazer para comer em cada refeição e algumas ideias do que é bom para colesterol alto é o que você vai ler a seguir!

 

Veja também

 

Probióticos diminuem sintomas da compulsão e vício alimentar em pacientes que fizeram bariátrica

 

Dia Mundial do Café: conheça os benefícios da segunda bebida mais consumida no mundo

COLESTEROL ALTO: O QUE COMER NO CAFÉ DA MANHÃ


A primeira refeição do dia é também uma das mais importantes. A escolha dos alimentos para o desjejum vai influenciar na alimentação do restante do dia, então é bom ser consciente! O aporte de fibras é um dos principais pontos a serem observados nesta refeição. As fibras são capazes de transportar moléculas de gordura pelo trato digestivo, fazendo com que elas sejam eliminadas naturalmente pelo organismo.

 

O Pão de forma 12 grãos light Taeq e o Mini Pão francês integral Taeq são duas opções que podem ser incluídas no café da manhã. Na hora de recheá-los, opte pelo queijo cottage ou o creme de ricota, que possuem baixo teor de gordura ao mesmo tempo que fornecem proteína ao organismo. Para acompanhar, aposte em uma fonte de vitamina C: suco de acerola com laranja, suco de limão, suco de frutas vermelhas... são muitas opções deliciosas e antioxidantes!

 

COLESTEROL ALTO: O QUE FAZER PARA O ALMOÇO?


A alimentação de uma pessoa que tem o colesterol alto deve ser repleta de vegetais, principalmente no almoço e no jantar. Saladas bem coloridas, com folhas verdes como o espinafre e a couve acompanhadas de rodelas de tomate e cenoura ralada são saborosas e enchem o prato de vitaminas, minerais e fibras. Além de uma porção de feijão bem temperadinho com alho cozido junto com pedaços de beterraba e uma de arroz integral, complete o prato com uma opção de peixe, que é rico em ômega 3. Essa "gordura boa" é capaz de elevar os níveis do colesterol HDL, que protege o coração. Em uma só refeição, você reúne diversos alimentos que fazem com que o corpo funcione melhor de uma forma geral, além de ter muito sabor à mesa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

HORA DO JANTAR: OPÇÕES NUTRITIVAS E COM POUCA GORDURA PARA COMER À NOITE


Que tal preparar receitas com berinjela para jantar? O vegetal quando assado, cozido ou preparado na AirFryer é bom para colesterol alto porque contém um alto teor de fibras, além de vitamina C, E e do complexo B e minerais como ferro, cálcio e potássio. A abobrinha é outro legume que não pode ficar de fora da alimentação de quem tem colesterol alto ou tendência a desenvolver esse problema. Em um dos pratos mais conhecidos, a abobrinha recheada, opte por recheios saudáveis, regados a azeite extra virgem. Sirva-se com um copo de suco de uva integral, que é rico em resveratrol, substância capaz de prevenir o envelhecimento celular e aproveite! 

 

Fonte: Taeq

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.