24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/01/2022

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021

Foto: Reprodução

Edição do exame aconteceu em meio a uma crise que levou à renúncia de 37 servidores da entidade.

O governo federal exonerou Alexandre Avelino Pereira do cargo de diretor de gestão e planejamento do Inep, órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

A decisão, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (19).

 

A mudança no alto escalão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acontece após a conclusão do Enem 2021, que foi realizado em meio a uma crise histórica que levou 37 servidores da entidade a renunciarem a seus cargos.

 

Veja também 

 

Com apoio da Fapeam, estudantes criam jogo para reforçar as medidas de prevenção à Covid-19

 

Professores e pedagogos da rede estadual vão receber reajuste de 9,19% no salário de janeiro

Em novembro, poucas semanas antes do início da aplicação do Enem, servidores do Inep denunciaram o risco de prejuízos à prova, alegando "falta de comando técnico" da presidência da entidade. Eles alegaram haver uma tentativa de interferência no conteúdo das provas e "risco ao sigilo" do exame.

 

Também relataram que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do exame para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.

 

Alexandre Pereira atuava como diretor da entidade desde maio de 2021. A mesma portaria que o exonerou nomeou Jofran Lima Roseno para o cargo, que tem, entre suas atribuições, cuidar da logística dos exames realizados pelo Inep.

 

A reaplicação da prova para quem perdeu o exame em novembro acabou no último domingo (16). O resultado do Enem está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro.

 

O g1 procurou o Inep e o Ministério da Educação, ao qual o órgão é ligado, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido retorno.

 

Além da troca da diretoria, também foram exonerados três coordenadores que haviam renunciado na debandada de novembro. São eles:

 

Marcela Guimarães Côrtes, coordenadora-geral da Gestão de Pessoas;


Hélio Junio Rocha Morais, coordenador-geral de Logística da Aplicação; e

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Andréia Santos Gonçalves, coordenadora-geral do Desenvolvimento da Aplicação. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.