26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
19/09/2019

Distribuição de abraços no Largo de São Sebastião chama atenção para prevenção ao suicídio

Foto: Divulgação

objetivo de chamar atenção para os casos de suicídio

Com o objetivo de chamar atenção para os casos de suicídio, equipes da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) distribuíram abraços entre as pessoas que estavam no Largo de São Sebastião, Centro, na tarde desta quarta-feira (18/09). A ação fez parte da campanha Abraço em Defesa da Vida.

 

A ação no Largo integra a programação da Defensoria Pública em referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os abraços serviram de estratégia para “quebrar o gelo” na abordagem à população, com o objetivo de conversar sobre o tema.

 

Além da fala, defensores públicos e servidores dos órgãos envolvidos na campanha distribuíram folders informativos com orientações sobre como identificar o comportamento suicida e dicas para ajudar pessoas nessa situação.

 

Veja também

 

Dia das Crianças e Natal vão impulsionar o negócio do brinquedo, prevê Abrinq

 

Avô preso por estuprar neta diz que foi tentado pelo demônio. VEJA

 

Para a defensora pública Carolina Carvalho, idealizadora da campanha, a ação serve para que a população reflita sobre como estão as pessoas ao seu redor. “A Defensoria gosta de gente e a prova é essa: preocupados com a questão do suicídio, um problema de saúde pública, nós resolvemos dar o que temos de melhor, que é nosso abraço”, disse a defensora.

 

 

“Demos o nosso colo amigo para aquele que precisa, por estar passando por um momento de dificuldade, para aqueles que estão sofrendo com a depressão, ou para as pessoas que perderam um ente querido por suicídio. Precisamos falar mais sobre o suicídio”, destacou Carolina Carvalho. “É importante que os órgãos de acesso à cidadania e todo ser humano possam se sensibilizar com essa causa”, acrescentou Jalil Fraxe, chefe do Procon-AM.

 

De 2016 a 2019, 424 pessoas se suicidaram em Manaus, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM). Este ano já foram registrados 66 casos na capital. Em 2018, foram 92; em 2017, 88; e em 2016, houve a maior ocorrência dos últimos anos, num total de 178 casos, somente na capital. Segundo essas estatísticas, há um aumento de incidência entre os jovens de até 29 anos.

 

Fotos: Divulgação 

 

Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), durante a noite da quarta-feira (18/09), o Teatro Amazonas foi iluminado em tom amarelo, em alusão ao Setembro Amarelo.

 

"O Teatro Amazonas é um dos nossos maiores símbolos culturais, símbolo que representa o Amazonas no mundo inteiro. Trazer o Teatro pra esse contexto, iluminando ele de amarelo, faz com que as pessoas possam se sensibilizar, ter um olhar diferenciado e perceber a amplitude da causa. Que a gente esteja mais próximo das pessoas, com o diálogo, para evitar que essas situações estejam se repetindo”, comentou o titular da SEC, Marcos Apolo Muniz.

 

Ajuda

 

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

 

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar o site www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Palestras

 

Antes da distribuição de abraços no Largo, a campanha da Defensoria contou com uma rodada de palestras sobre projetos de prevenção ao suicídio em Manaus e dicas para ajudar as pessoas com ideação suicida. A atividade foi realizada também na quarta-feira, na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado, localizada na zona centro-sul da capital.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.