NOTÍCIAS
Mulher
Dor intensa não é normal! 6 sinais de que pode ser endometriose
Foto: Reprodução

Doença crônica atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva, mas muitas ainda não sabem reconhecer os sinais de endometriose

A endometriose é uma doença crônica que atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, ou seja, é super relevante entendê-la cada vez mais. Mesmo assim, em grande parte dos casos, o diagnóstico ainda leva anos para ocorrer, o que atrapalha o início rápido do tratamento e a melhora dos sintomas.

 

Assim, para evitar que esse tipo de coisa aconteça com você, é importante entender melhor a endometriose e seus sinais. Dessa forma, você já vai saber caso eles apareçam e vai poder ir a um médico para confirmar se você tem a doença.

 

Primeiramente, a endometriose é uma doença inflamatória crônica em que o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero, podendo afetar órgãos como ovários, trompas, intestino e bexiga. O problema causa inflamação, dor intensa e pode até levar à infertilidade.

 

Veja também

 

Outono: saiba como cuidar da pele durante a estação

 

Mulheres no Comando: Evento Debate Liderança Feminina no Meio Jurídico

Ela pode surgir desde a primeira menstruação até a menopausa. Ou seja, em uma ampla faixa etária que vai desde os 10 até 55 anos, em média. Segundo Priscila Cruz, ginecologista do Hospital viValle, da Rede D’Or, a doença pode ter mais chance de surgir por conta da sua genética ou mesmo do seu estilo de vida.

 

Apesar de não ter exatamente uma cura, a endometriose pode ser tratada e, dessa forma, os sintomas ficarão mais fáceis de lidar. O tratamento é diferente para cada pessoa, contudo pode incluir medicamentos hormonais, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.

 

Mas, afinal, quais os principais sinais de alerta da endometriose para ficar de olho?

 

Dor intensa não é normal: 6 sinais de alerta da endometriose | SEGS Portal  Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação

Foto: Reprodução

 

SINAIS DE ALERTA DA ENDOMETRIOSE


Entre os principais sinais de alerta estão:

 

Cólicas menstruais intensas e incapacitantes;


Dor durante as relações sexuais;


Dor pélvica crônica;


Dificuldade para engravidar;


Sangramentos irregulares;


Dor ao urinar ou evacuar, especialmente durante o período menstrual.


A especialista alerta ainda que existem diversos outros sintomas tanto físicos como psicológicos. “Não conseguir realizar tarefas cotidianas, lidar com as dores constantes e, em alguns casos, com a infertilidade, o que impacta significativamente a qualidade de vida da paciente”, complementa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Muitas mulheres acreditam que alguns sintomas da endometriose, como a dor intensa na menstruação, são coisas normais e, portanto, convivem com eles sem buscar tratamento. Contudo, sentir dor não é normal e é preciso sempre procurar um médico. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.