24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
21/05/2023

Dormir mal aumenta riscos à saúde do coração, alerta especialista

Foto: Reprodução

Cerca de 30% de todas as mortes ocorridas no Brasil são provocadas por doenças cardiovasculares. Por ano, 400 mil pessoas morrem em decorrência dessas enfermidades, que acometem cerca de 14 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Além de ter uma dieta balanceada, praticar atividade física, moderar no consumo do álcool, evitar a ingestão de alimentos ultraprocessados e não fumar, dormir bem faz parte das medidas para manter a saúde do coração.

 

“O sono é muito importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular”, declara a médica Dalva Poyares, do Instituto do Sono, clínica de São Paulo especializada no diagnóstico de problemas desta natureza.

 

Veja também

 

Entenda problema causado pela ingestão de glúten

 

Atenção! Saiba o que muda com a nova rotulagem de alimentos e bebidas

 

Mulher dorme rodeada de despertadores coloridos-Metrópoles

 

Diversas funções cardiovasculares, como a frequência cardíaca, a pressão arterial e o tônus vascular, são definidas pelo ritmo circadiano, ou seja, o mecanismo que mantém o organismo funcionando em um período claro e escuro de 24 horas.

 

As alterações neste ciclo podem elevar a pressão arterial, os níveis de colesterol e triglicérides e a resistência à insulina, representando riscos para o coração.

 

PRESSÃO ARTERIAL

 

Mulher dorme sozinha em capa de casal com tapa-olho rosa-Metrópoles

 

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou uma relação estreita entre a privação de sono e o aumento significativo da pressão arterial. A pesquisa foi publicada em janeiro de 2023 na Psychosomatic Medicine, revista da Sociedade Americana de Medicina Psicossomática.

 

Os pesquisadores avaliaram as funções cardiovasculares e a conectividade cerebral de 66 adultos após uma noite de sono normal e uma noite de privação de sono.

 

Homem sentado em cadeira cochila enquanto segura um bebê no colo-Metrópoles

 

Outra descoberta da equipe foi que a perda de sono aumentou o risco de doença cardiovascular, porque prejudicou o controle do cérebro sobre o tônus vascular (grau de constrição dos vasos sanguíneos).

 

No ano passado, a Associação Americana do Coração inseriu o bom o padrão de sono entre os 8 elementos essenciais para a saúde do coração. Os outros 7 são: a não exposição à nicotina, exercícios físicos, alimentação equilibrada e o controle do peso e dos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial. De acordo com esta associação, dormir bem ajuda na reparação das células, tecidos e vasos sanguíneos.

 

A MÉDICA DALVA POYARES DÁ ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ DORMIR MELHOR: 

 

Homem deitado em cama tenta desligar despertador-Metrópoles

 

Mantenha uma rotina: estabeleça horários para o sono, alimentação, exercícios físicos, lazer, trabalho e atividades com a família.
Evite alimentos pesados e bebidas com cafeína: faça refeições leves até 2 horas antes de deitar. Não tome café, energéticos e chá preto e outras infusões que contêm cafeína à noite.

 

Diminuo o uso de telas: uma hora antes de dormir não acesse celulares, tablets ou computadores. A luz azul emitida por esses aparelhos e a interatividade prejudicam o sono.

 

Desacelere antes de dormir: pelo menos uma hora antes de se deitar, faça uma atividade relaxante. Tomar banho, ler, ouvir música ou fazer meditação são boas opções apra desacelerar.

 

Homem dorme na cama. Ele está deitado de lado, perto de um despertador-Metrópoles

Fotos:Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Não leve o estresse para o quarto: o ambiente do quarto deve ser agradável e confortável para permitir uma boa noite de sono. Não utilize a cama para estudar ou trabalhar. Esvazie a mente antes de dormir: preocupações com compromissos podem impactar seu sono. Certifique-se de escrever numa agenda suas tarefas, planejar seus horários e estabelecer prioridades. Desta maneira, é possível “esvaziar a mente” antes de dormir.

 

Fonte:Metrópoles
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.