16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/10/2021

Dupla vence Nobel de Medicina por descobertas sobre temperatura e toque

Foto: Divulgação/Nobel Media

Prêmio Nobel

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (4) que David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina. Eles ganharam o prêmio por suas descobertas sobre receptores de temperatura e toque.

 

“Nossa capacidade de sentir o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e sustenta nossa interação com o mundo ao nosso redor. Em nossa vida diária, consideramos essas sensações naturais, mas como os impulsos nervosos são iniciados para que a temperatura e a pressão possam ser percebidas? Esta questão foi resolvida pelos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano”, explicou a Academia ao anunciar os laureados.

 

Julius tem 65 anos e nasceu em Nova York – atualmente, ele é professor da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Nascido no Líbano, Patapoutian, de 53 anos, é professor do Howard Hughes Medical Institute, em La Jolla, na Califórnia.

 

Veja também

 

Talibãs anunciam destruição de célula do Estado Islâmico

 

Fumio Kishida é eleito o novo primeiro-ministro do Japão

 

 

A Academia detalhou como os premiados chegaram aos resultados de seus estudos. “David Julius utilizou a capsaicina, um composto pungente da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.”

 

Já Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir “uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.”

 

Thomas Perlmann, secretário da Assembleia do Nobel, disse durante a cerimônia que a descoberta “revela os segredos da natureza”.

 

“[A descoberta] explica, em nível molecular, como esses estímulos são convertidos em sinais nervosos. É uma descoberta importante e profunda.”

 

Prêmio Nobel de Medicina

David Julius e Ardem Patapoutian são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021

em Medicina / Ilustração: Niklas Elmehed

 

A Academia classificou estas descobertas como “revolucionárias” e afirmou que os estudos levaram a “atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos.”

 

“Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente.”

 

Prêmio Nobel 2021


A láurea de Medicina é a primeira a ser anunciada todos os anos. Ao longo desta semana, os prêmios nas categorias de Física, Química, Literatura e Paz serão anunciados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A láurea de Economia será revelada na próxima segunda-feira (11).

 

Fonte: CNN Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.