26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
10/09/2020

Durante retomada de aulas, só 52% das crianças e jovens estão com vacinas em dia

Foto: Reprodução

Em 2019, nenhuma vacina alcançou a meta, e especialistas dizem que situação é

Com a volta às aulas em curso ou programada em alguns estados brasileiros, uma nova questão de saúde, além da pandemia, preocupa: apenas metade das crianças tomou as vacinas necessárias para sua faixa etária até agora.

 

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, indicam que até o dia 8 de setembro, apenas 52% dos bebês, crianças e adolescentes estão em dia com suas cadernetas de vacinação.

 

Para o pediatra Marco Aurélio Safadi, chefe da equipe de Infectologia do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, o número é “dramático”.

 

Veja também

 

Secretaria de Educação e FVS-AM testaram mais de 5 mil profissionais do Ensino Médio

 

Brasil está entre países que fecharam escolas por mais tempo, diz OCDE: 'Uma das decisões mais difíceis'

"É muito preocupante. Na população pediátrica, as doenças imunopreveníveis na maior parte das vezes são mais graves que a Covid-19 . Essas doenças estavam controladas, mas quando se fragiliza a cobertura, não se coloca só as crianças em risco, mas a população toda, porque abre espaço para que essas doenças retornem. A gente não tinha sarampo havia muito tempo. Quando chegou há alguns anos, voltou a circular fortemente", afirma.

 

"Com o retorno das aulas e a flexibilização das atividades, a vacinação é essencial. Em nenhum momento deveria ter sido negligenciada".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em 2019, pela primeira vez em 20 anos, nenhuma vacina do calendário atingiu a meta entre crianças e bebês. A queda na adesão já vem sendo registrada há cerca de cinco anos.  

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.