03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
03/04/2024

Dúvidas sobre alimentação: suco verde e shakes de proteína

Foto: Reprodução

Sempre recebo muitas dúvidas e decidi escolher as duas campeãs de audiência para escrever essa coluna. Hoje serão dúvidas de alimentação e, quase sempre, ligadas a tendências do momento que levam as pessoas a cometerem erros e acreditarem em milagres. Não existe solução milagrosa!!

 

Uma das delas é sobre substituir a última refeição por suco verde, se isso é uma estratégia eficiente para emagrecer. Sendo que a maioria das pessoas que fizeram essa pergunta estão acima do peso e não praticam nenhuma atividade física.

 

A primeira pergunta que eu me fiz foi: refeição noturna seria o jantar ou uma última refeição depois do jantar, antes de dormir? Porque a expressão “refeição noturna” me deixou com essa dúvida.

 

Veja também

 

Sem preguiça no sexo oral: veja técnicas e posições para cair de boca

 

Prefeitura de Manaus reforça importância de suplementação com vitamina A para crianças menores de 5 anos

 

Se a intenção é trocar o jantar por um suco verde, certamente vai ajudar a perder peso. Afinal, você está trocando um prato de comida de, sei lá, 500 calorias, por um suco de 100, 200. Logo, há uma diminuição perto de 300 a 400 calorias por dia. O que é, até, bastante.

 

Agora, se você janta, e antes de dormir, toma um suco verde, não. Você não reduziu calorias, e não existe outra forma de emagrecer que não fazendo esse balanço cambar pro lado do menos. Tomar suco verde não faz ninguém emagrecer. A não ser que esteja estragado, aí pode dar dor de barriga, e a pessoa perder uns 2 quilos de... água.

 

Engordar ou emagrecer depende de uma combinação de fatores, e o principal é o equilíbrio entre eles. Não existe suco verde ou qualquer outro alimento que tenha o poder de fazer uma pessoa emagrecer.

 

Além disso, sem atividade física o emagrecimento é limitado. Explico o porquê: reduzir o consumo de calorias para perda de peso, tem um limite. O corpo se adapta a pequenas quantidades de alimentos e passa a ter um metabolismo mais lento.

 

Então, exemplificando: você come 2 mil calorias por dia, e troca o jantar pelo suco, tirando do seu dia cerca de 300 calorias. Num primeiro momento, você reduz o consumo calórico, e isso vai fazer você emagrecer, mas depois, seu corpo se adapta e muito dificilmente você conseguirá perder mais peso. A não ser que continue a cortar mais calorias.

 

Com o tempo, o efeito rebote pode acontecer, e no momento que aumentar um pouco a ingestão calórica, provavelmente vai ganhar o que perdeu, ou parte disso, porque seu metabolismo basal, ou seja, seu gasto calórico diário, estará muito baixo.

 

Para aumentar seu metabolismo e fazer com que você emagreça e ainda tendo todos os benefícios para sua saúde, só há um caminho: movimentar-se. Fazer atividade física com regularidade. Qualquer uma, a que você mais goste, mas que seja quase todos os dias.

 

A segunda pergunta é sobre os shakes de proteína. O questionamento é se esse tipo de alimentação, com privação de comida ao longo do dia e suplementando com os shakes de proteicos é saudável e se vai ajudar a ganhar massa magra.

 

Antes de mais nada, é preciso explicar que pra ganho de massa muscular, só o consumo de proteína não será suficiente. É preciso dar o estímulo da atividade física para o ganho de massa muscular.

 

O que funciona, nesse caso, é o exercício físico de força junto com o consumo de proteína, na quantidade indicada para cada pessoa (entre 1,5 a 1,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal). Se ela pesa 55 quilos, deve consumir cerca de 100 gramas de proteína por dia. O shake de proteína ajuda, sim.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Mas um bife, um peito de frango ou um filé de peixe também podem ser ótimas opções. Não é necessário recorrer sempre à rótulos. Nem sempre é necessário suplementar. 

 

Fonte:O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.