17 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
06/12/2022

É tenso o clima no conflito agrário entre indígenas e rede hospitalar privada em Manaus

Foto: Reprodução

*POR XICO NERY - Uma grande faixa de terra onde habitavam povos indígenas de várias etnias, dentro e fora do bioma dos rios Tarumã-Açu e Tarumãzinho, ao longo da BR-174, vem sendo disputada a ferro e fogo entre remanescentes das tribos, imobiliárias e e uma rede de hospital privado.

 

Ao menos 136 famílias originárias do Povo Mura e outros remanescentes reivindicam o direito de permaneceram nas terras ocupadas, mansa e pacificamente, muito antes de alguma incorporadora imobiliária ou rede hospitalar apareceram nas localidades ora em disputadas, é o afirmam indígenas que apelaram ao Judiciário.

 

Com área estimada em cerca de 500 hectares, localizadas à margem esquerda da BR-174 em direção à cidade de Boa Vista (RR), nos arredores do bairro Tarumã,o conflito atingiu seu ápice máximo de tensão há duas semanas com a presença de seguranças armados patrulhando o local.

 

 Veja também

 

Fila do SUS tem mais de 1 milhão de procedimentos hospitalares em atraso

 

Presidente do TCE-AM determina que Prefeitura de Manaquiri suspenda pregões para materiais agrários

 

 

 

Além de seguranças particulares no local, guarnições policiais são vistas na área em conflito, atendendo chamado dos supostos proprietários. Nas incursões empreendidas, policiais tentam negociar uma saída pacífica ára o conflito, mas encontra resistência dos ocupantes que alegam que “nenhum dos lados privados possuem a titularidade definitiva da área”.

 

 

 

O "PORTAL DO ZACARIAS" esteve na área em disputa e conversou com as lideranças indígenas que atestaram que “as terras pertencem a nossos antepassados e já eram ocupadas muito antes da quase morte dos rios Tarumã-Açu,o igarapé Tarumazinho e a construção do antigo balneário Ponte da Bolívia”.

 

 

 

Já no lado dos dois grupos privados, a Reportagem enfrentou resistência do chefe da segurança e obteve como resposta que “qualquer informação deve ser dada apenas com o responsável” - que nunca é encontrado no local Essa desculpa, também, é passada a agentes do Estado e da União.

 

O conflito já se arrasta por mais de um mês, arrematou um dos dirigentes indígenas que mora no local ao menos duas décadas e meia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

*FRANCISCO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal e TV e ex-Repórter do Jornal A NOTICIA, Diário do Amazonas, O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão (AM) e atuou na Amazônia Orienta e Ocidental Brasileira.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.